Curta nossa página


Os parceiros

Irã promete defender Síria de ataques de Israel

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, general Mohammad Hossein Baqeri, anunciou neste domingo, 27, que Teerã está pronto para ajudar a Síria a aumentar seu poder de defesa, prestar assistência no processo de reconstrução e enfrentar outras questões resultantes da luta contra terroristas do Estado Islâmico e ataques de Israel.

Em uma mensagem ao presidente sírio Bashar Assad, Baqeri o parabenizou pela recente vitória na eleição presidencial. Baqeri também garantiu ao líder sírio que a cooperação “estratégica e amigável” entre as forças armadas dos dois países só vai continuar a crescer.

A mídia estatal síria tem relatado inúmeras violações de seu território, que Damasco atribuiu aos militares israelenses, já que muitos deles vieram das Colinas de Golã ocupadas (legalmente parte da Síria). O governo sírio repetidamente apelou aos organismos internacionais para condenar os ataques israelenses como violações do direito internacional e da soberania e integridade territorial da Síria.

Recentemente Israel lançou mais ataques aéreos contra Quneitra, Latakia e Hama, enquanto foguetes foram lançados do sul da Síria em direção às Colinas de Golã ocupadas.

Tel-Aviv tende a não comentar os frequentes relatos de ataques à República Árabe. Em dezembro, no entanto, o chefe de gabinete das IDF, tenente-general. Aviv Kochavi reconheceu a responsabilidade de Israel pelos ataques, dizendo que eles têm como alvo o “entrincheiramento iraniano” no país. Ele também afirmou que os militares israelenses realizaram cerca de 500 operações – de ataques aéreos a operações clandestinas – em “seis áreas” no ano passado, mas não conseguiram nomear os países além da Síria. O Irã negou a presença de suas tropas na Síria, além de conselheiros militares.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.