Trump, 52 e Rouhani, 290
Irã revela que está pronto para liquidar americanos
Publicado
em
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, foi ao Twitter para responder à ameaça do presidente Trump de atacar 52 alvos no Irã. Ele respondeu com o número ‘290’, que foi o total de pessoas mortas quando o voo 655 da Iran Air foi abatido em 3 de julho de 1988 por um míssil terra-ar disparado do USS Vincennes, um cruzador de mísseis guiados da Marinha dos Estados Unidos .
De acordo com o governo dos EUA, a tripulação do USS Vincennes identificou incorretamente o Airbus como um F-14 Tomcat atacante, um caça a jato fabricado nos EUA que fazia parte da Força Aérea Iraniana desde os anos 1970.
Em 5 de janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, alertou o Irã contra a retaliação pelo assassinato de seu principal comandante militar, Soleimani, dizendo que, caso contrário, Washington atacaria 52 locais na República Islâmica “muito rápido e muito duro”. Ele explicou que os alvos representavam os 52 americanos que foram mantidos reféns no Irã em 1979.
Na sexta-feira passada, os EUA realizaram um ataque de drones no aeroporto internacional de Bagdá, matando o major-general do Irã Qasem Soleimani , o comandante da milícia iraquiana Abu Mahdi al-Muhandis e mais 10 pessoas que estavam no comboio.
