O Irã desenvolveu um míssil hipersônico de longo alcance capaz de atingir qualquer uma das bases militares regionais dos Estados Unidos no Oriente Médio. A arma pode acertar u alvo com precisão a 1 mil 650 quilômetros, mas, dependendo das condições climáticas, a distância pode chegar a 2 mil quilômetros.
O anúncio foi feito pelo comandante da Divisão Aeroespacial da Guarda Revolucionária Islâmica, Amir-Ali Hajizadeh. Agora, disse, o Irã “agora é capaz de atingir porta-aviões americanos a uma distância de 2.000 quilômetros”.
As autoridades iranianas alegaram ainda que o míssil poderia ter sido desenvolvido com um alcance maior, mas a república islâmica limitou o alcance “por respeito aos europeus”.
Esta não é a primeira vez que o Irã afirma ter desenvolvido um míssil hipersônico. Em novembro de 2022, o o país revelou que criou seu primeiro míssil balístico hipersônico nacional, embora o Departamento de Estado dos EUA tenha duvidado dessas afirmações na época.
O Irã diz que seu programa de mísseis é necessário como dissuasor, algo que Hajizadeh repetiu durante seu anúncio.
“Se não formos fortes, o inimigo trará a guerra para dentro do Irã”, exortou ele após se referir aos Estados Unidos. “Devemos ter muito cuidado para poder atender às necessidades de segurança de nossa querida nação”.
Os Estados Unidos, disse ele, se beneficiam de um Oriente Médio desestabilizado e afirmou que Washington é a causa raiz dos conflitos em todo o mundo, mencionando especificamente as situações na Ucrânia e em Taiwan.
Graças ao programa de mísseis, de acordo com Hajizadeh, o Irã agora é capaz de atacar as bases regionais dos EUA “sempre que necessário”.
As verdadeiras capacidades do míssil não serão conhecidas até que um vídeo de um teste ao vivo seja divulgado, mas o Irã afirma que sua nova arma é capaz de atingir Mach 12-13 (12 a 13 vezes a velocidade do som) e pode evitar a defesa antimísseis graças em parte a um motor embutido que aumenta a capacidade de manobra do míssil quando ele se aproxima de seu alvo.
Em comparação, o mais novo protótipo de míssil hipersônico americano, o AGM-183A, tem uma velocidade máxima de Mach 20, mas nunca atingiu Mach 6 em testes. Tem um alcance de aproximadamente 1 mil 600 quilômetros.
“Expresso com confiança que os inimigos não serão capazes de desenvolver um míssil semelhante nas próximas décadas”, disse Hajizadeh, que também acrescentou que o míssil agora está no arsenal da Guarda Revolucionária Islâmica.