Tensão crescente
Israel e Irã montam o cenário da guerra sobre solo sírio
Publicado
emAs tensões estão aumentando entre Israel e o Irã após os ataques das tropas israelenses à suposta infra-estrutura iraniana na Síria depois que as colinas de Golan foram submetidas a um ataque do território sírio.
Nesta sexta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Bahram Qasemi, criticou a comunidade internacional por sua posição em relação aos ataques de Israel contra a Síria, dizendo que Damasco tem o direito de autodefesa.
“O Irã condena veementemente os ataques (de Israel) à Síria. O silêncio da comunidade internacional encoraja a agressão de Israel. A Síria tem todo o direito de se defender”, disse Qasemi, citado pela TV estatal iraniana.
O novo aumento nas tensões ocorreu após a noite de quinta-feira, quando a Força Aérea de Israel atacou dezenas de alvos iranianos na Síria, em resposta às forças iranianas supostamente terem lançado 20 foguetes contra as posições das IDF. Jatos israelenses também atacaram baterias antiaéreas sírias que dispararam contra eles durante a operação noturna, de acordo com Tel Aviv.