O ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, prometeu retaliar em caso de ataque do Irã a Tel Aviv. “Israel não quer guerra … mas se o Irã atacar Tel Aviv, nós atacaremos Teerã”, disse Avigdor Lieberman ao site de notícias Elaph, de língua árabe e de propriedade saudita.
Lieberman está atualmente em sua visita oficial aos EUA para manter conversações com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, e com o assessor de segurança nacional, Michael Bolton.
A declaração vem depois do início do dia em que o líder supremo iraniano Sayyid Ali Hosseini Khamenei pediu aos países muçulmanos que se unam contra os EUA e seus inimigos comuns.
Ao mesmo tempo, falando em uma sessão do Estado Maior das Forças de Defesa Israelenses (IDF) no início desta semana, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que o Corpo da Guarda Revolucionária iraniana estava criando um exército para destruir Israel.
As relações entre os dois países, que sempre foram tensas, deterioraram no início deste mês depois que dois aviões israelenses F-15 atingiram a base aérea T-4 na Síria em 9 de abril, matando sete iranianos que operam no país em nome do governo.