Notibras

Já que Detran não faz, DER cuida dos motoristas

O mês de fevereiro é marcado pelo feriado de Carnaval. Mas a festa popular é também conhecida pelo aumento do número de acidentes causados por motoristas que consomem álcool antes de dirigir. Como o Detran, órgão fiscalizador do trânsito, tem andado mais parado que carro em engarrafamento, teve quem socorresse os motoristas.

Essa missão coube ao Departamento de Estradas de Rodagem. O certo é que este ano, quando as festas de rua – os conhecidos bailinhos – não poderão acontecer por conta da pandemia da Covid-19, o DER por meio da equipe de educadores da Escola Vivencial de Trânsito (Transitolândia) promoveu duas ações educativas para conscientização dos motoristas.

As ações pré-Carnaval aconteceram no km 02 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (DF-011) e no km 06 da Estrada Parque das Nações (DF-004).

A equipe abordou 600 motoristas nesses dois dias. Eles foram orientados sobre os riscos de dirigir após ingerir bebidas alcóolicas, da importância do cumprimento das leis de trânsito, sobre a necessidade de cuidados com o carro antes de pegar a rodovia e a atenção e prudência na estrada.

Para o técnico em refrigeração Augusto Cezar da Silva, de 27 anos, ações educativas auxiliam na conscientização da população sobre essas questões que preservam vidas. “Essas campanhas são muito importantes porque ajudam as pessoas a entender que beber e dirigir, seja na época de carnaval ou não, é uma atitude muito perigosa”, concluiu.

No decorrer das atividades foram distribuídos kits com exemplares da revista Coquetel educativo, leque alusivo ao carnaval, bafômetro descartável, chaveiro, lixocar e materiais educativos.

“O importante é mostrarmos para os condutores as sérias consequências que podem ser causadas pela combinação de álcool e direção. Esperamos que além das nossas orientações os kits reforcem a ação educativa do departamento”, finalizou a diretora de educação do DER, Jucianne Nogueira.

Sair da versão mobile