Notibras

Japão sacrifica frangos e pintos contra gripe aviária

Quase 200.000 frangos serão abatidos na prefeitura japonesa de Saitama, vizinha de Tóquio, devido a um surto de gripe aviária, informou a TV japonesa no sábado, 17.

Na sexta-feira, 76 aves mortas foram encontradas em uma das granjas da província. Em nove deles, a análise genética confirmou a presença de uma cepa altamente patogênica da gripe aviária.

Este é o terceiro surto de gripe aviária na província. Desde a manhã deste sábado, começaram os trabalhos de abate de aves, que vão até o dia 23 de dezembro. Além disso, foi instituída a quarentena para o transporte de galinhas e ovos em um raio de três quilômetros ao redor da fazenda, onde focos de a doença foi encontrada e a exportação de galinhas e ovos fora da zona de 10 quilômetros foi proibida.

De acordo com o Ministério da Agricultura do Japão, mais de 5 milhões de frangos foram abatidos no país desde o início do outono em meio à gripe aviária. Devido à situação crítica, foi criado um quartel-general operacional dentro do ministério, a fim de desenvolver medidas para reduzir a propagação da doença.

Os primeiros casos de gripe aviária no Japão foram detectados em outubro, com 30 surtos em 18 províncias desde então. A taxa de propagação da doença este ano supera o ritmo da última temporada recorde, quando 9,87 milhões de frangos foram abatidos de novembro de 2020 até o final de março de 2021.

Sair da versão mobile