Curta nossa página


Paz no mato

Jardim Botânico ganha reforço contra incêndio

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição

Um reservatório de água com capacidade para 40 mil litros acaba de ser instalado na Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília. A caixa d’água atenderá toda a Área de Proteção Ambiental (APA) Gama-Cabeça de Veado, que abriga 25 mil hectares e engloba a Fazenda Água Limpa, o Jardim Botânico de Brasília e a Reserva Ecológica do IBGE.

A iniciativa faz parte do esforço do governo em combater os incêndios florestais com maior efetividade e integra as ações do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif) do DF.

Este é o segundo reservatório instalado em áreas de proteção ambiental consideradas estratégicas. A primeira foi a Floresta Nacional de Brasília e a próxima será a Área Alfa da Marinha.

A previsão é que até o início de 2020, dez Unidades de Conservação recebam os equipamentos doados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federa (Caesb), também responsável por sua instalação.

De acordo com a diretora-executiva do JBB, Aline De Pieri, o reservatório dará uma maior eficácia ao trabalho de bombeiros, brigadistas e voluntários. “Com certeza ganharemos tempo durante o combate ao fogo e sabemos que qualquer minuto pode ser fundamental para evitar grandes destruições”, reforçou.

O secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, comemora o êxito da parceria com a Caesb e alerta que os maiores causadores de focos de incêndio no DF são as queimas de lixo e de podas de árvores.

“Esse ano é perigoso. Por mais paradoxal que seja, quando chove temos mais material orgânico – portanto, combustível – para ocorrências maiores. Nossa meta é diminuir a área de queimadas em 2019, em relação aos outros anos”, afirma.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.