Curta nossa página


Jardins tchecos atraem turistas de todo o mundo que apreciam o que é belo

Publicado

Autor/Imagem:


A peculiaridade da República Tcheca já rendeu por aqui uma lista de curiosidades sobre o país do Leste Europeu. Se, ao ler essa frase, você logo pensou no fato de o destino estar entre os que mais consomem bebida alcoólica no mundo, saiba que na categoria “cenários de tirar o fôlego”, a República Tcheca também pode te impressionar. A responsabilidade fica por conta de Kroměříž, conhecida como a Cidade dos Jardins, em pleno território tcheco.

Integrado à lista de Patrimônio Mundial da Unesco, não é difícil perceber tamanha beleza do lugar. Os jardins são uma perfeita simbiose dos elementos que formam a paisagem. Luz solar, plantas, água e um toque de arte e arquitetura em estilo barroco tornam o Jardim das Flores e o Jardim ao Pé do Palácio alguns dos espaços ajardinados mais belos da Europa. Em meio a tantas cores e formas destacam-se um labirinto de plantas, esculturas, o boulevard e as estufas históricas.

O Jardim das Flores foi criado em meados do século 17 e exibe perfeita simetria. Ao redor, o que não falta são esculturas e fontes que deixam a paisagem ainda mais bela. No centro, uma rotunda cercada por um boulevard abriga estátuas dos deuses da antiguidade. O Jardim ao Pé do Palácio, por sua vez, conta com um parque bem preservado, além de uma coleção exuberante de árvores.

Por ali outra atração chama atenção dos visitantes. A galeria de arte do palácio arcebispal tem uma coleção incrível de obras da Europa Central que datam dos séculos 15 e 18. O idealizador da coleção foi o bispo de Olomouc, Carlos 2º de Liechtenstein. Entre as obras mais famosas destaca-se a mais valiosa, pertencente à coleção de Liechtenstein, um quadro do mestre veneziano Tiziano Vecellio, que abre caminho para as obras originais de mestres como Van Dyck, Cranash ou Dürer.

E que tal juntar toda essa beleza com a companhia de um bom vinho? Especialmente para quem não dispensa a combinação, vale a pena conhecer as medievais adegas arcebispais e experimentar um dos rótulos produzidos no local.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.