Pernambuco
‘João de Deus’ sertanejo estuprava mulheres em clínica do governo

Uma espécie de aprendiz das práticas do médium João de Deus, de Abadiânia (Goiás), um psicólogo de 28 anos foi preso em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, suspeito de abusar sexualmente de mulheres. Ele se passava por psicanalista e prometia às suas pacientes cura por meio do que chamava de “sexo divino”.
O suspeito foi localizado em uma residência na Rua Francisco Leonardo Filho, no centro da cidade, depois que pelo menos cinco vítimas o denunciaram por fraude, assédio sexual e até estupro, levando a Delegacia da Mulher do município a conseguir um mandado de prisão expedido pela Vara da Comarca de Arcoverde.
De acordo com as denúncias registradas, ele se apresentava como psicanalista e utilizava cartas de tarô como supostas ferramentas para ler o futuro das pacientes. Nas sessões, ele convencia as mulheres de que suas condições de saúde mental só melhorariam se mantivessem relações sexuais com ele.
A Secretaria de Saúde do município, onde o suspeito também prestava serviços, demitiu o maníaco sexual.
O homem atuava no CAPS 1 (Centro de Atenção Psicossocial) da cidade, mas, de acordo com a secretaria, ele não realizava atendimentos clínicos individualizados. Sua função era no setor administrativo, além de acompanhar atividades coletivas da unidade.
A nota pública repudiou a violência: “tolerância zero para qualquer conduta que viole os direitos humanos. A Secretaria de Saúde do Município vem por meio de nota repudiar de forma veemente qualquer tipo de violência contra as mulheres”, diz o comunicado.
O homem foi preso por volta das 12h30 do domingo, 23, e, em seguida, passou por audiência de custódia. Ele permanece à disposição da justiça e as investigações estão em andamento para apurar a possibilidade do falso psicanalista ter feito outras vítimas.
