A Câmara Municipal de João Pessoa sessão especial para debater o carnaval tradição de João Pessoa. A solenidade reuniu representantes de agremiações carnavalescas da cidade e foi proposta pelo vereador Guguinha Moov Jampa (PSD).
O parlamentar falou das motivações para a realização da sessão. “Buscamos, através da sessão, discutir os problemas enfrentados pelo carnaval tradição, visando, sobretudo, melhorias. Nada mais apropriado do que trazer essa discussão para a Casa do Povo, juntamente com os representantes das agremiações, a Funjope, a própria Secretaria de Turismo e os vereadores para, juntos, discutirmos de que forma podemos melhorar”, afirmou Guguinha Moov Jampa.
O vereador acrescentou ainda que uma das reivindicações das pessoas que fazem o carnaval tradição é o local em que é realizado. “Sabemos que a avenida Duarte da Silveira já é um local tradicional, mas também entendemos que a festa vem crescendo a cada ano e já é o momento de pensar em um espaço maior para sua realização”, destacou.
O vereador Luís da Padaria (Agir) falou que é preciso dialogar com a Prefeitura, já este ano, para planejar o carnaval de 2026. “É preciso que a verba da Prefeitura já seja liberada em dezembro para que a organização da festa seja feita, e que em janeiro seja liberada outra parte para que a festa aconteça e as pessoas possam ver o resultado do investimento, que é uma festa bonita. Se a agremiação não receber a subvenção de maneira antecipada, não tem como realizar um bom e bonito carnaval”, colocou.
“É importante ter um carnaval voltado para nossa população, para quem não tem condições de viajar passar o período carnavalesco em João Pessoa. Esse é o nosso papel, lutar para fortalecer o carnaval tradição. Para quem está lá na ponta, produzindo, é um ato de resistência”, disse a vereadora Jailma Carvalho (PSB).
Por sua vez, o vereador Guga Pet (PP) defendeu a importância que o carnaval possui para os bairros, pois movimenta toda uma cadeia produtiva. “São as costureiras, mas também o vendedor de churrasquinho. Todo o comércio do bairro é movimentado com o carnaval. O que precisamos é da união de todos para melhorar ainda mais a festa”, disse.
“Gostaria de parabenizar o vereador Guguinha Moov Jampa pela iniciativa de realizar a sessão, que conseguiu trazer, da esfera municipal, o ente estadual e o ente federal, representado pelos impostos que pagamos e os programas que o governo federal oferece”, destacou o vereador Fábio Lopes (PL).
Rivaldo Dias, representante da Funjope, afirmou que a Prefeitura de João Pessoa, através da Funjope, vem valorizando, ao longo dos últimos quatro anos, o carnaval tradição e outras culturas também. “É um trabalho de valorização que não se reverte apenas em números e investimentos, mas também em muita conversa, diálogo e discussões, como forma de melhorar o carnaval tradição. No entanto, existem coisas que não dependem apenas do poder público”, opinou.