O deputado Joe Valle (PDT) ocupou a tribuna na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal na quarta-feira (10) para destacar a semana do cerrado e o Dia do Cerrado, que será celebrado amanhã (11). O distrital sugeriu que a data seja comemorada com a sanção pelo governador Agnelo Queiroz da Lei do Cerrado, aprovada no mês passado pela Câmara.
Valle explicou que a data é propícia para a reflexão sobre o desmatamento desse bioma, que detém 5% de todas as espécies do planeta e 30% da biodiversidade do Brasil, além da mais rica flora dentre as savanas do mundo. O deputado lamentou que metade da vegetação do cerrado já tenha sido eliminada, ressaltando que o DF possui grande vegetação nativa, típica desse bioma.
Auxílio – A concessão de auxílio-alimentação diário, em valor correspondente a 4% do salário mínimo, o que equivale a cerca de R$ 560,00 por mês, para os trabalhadores de empresas contratadas pelo governo do DF foi defendida pelo deputado Agaciel Maia (PTC), autor de lei que trata do assunto. O parlamentar reclamou que algumas empresas estão resistindo a cumprir a medida e destacou que a lei já tem quase dois anos de existência.
O distrital também quer que a Câmara tome a iniciativa de rever os seus contratos e conceda o benefício aos trabalhadores terceirizados. “É importante lembrar que nenhuma empresa ganhará nada com isso, o dinheiro irá direto para os trabalhadores”, argumentou.