O desempate
Joe vira presidente da Câmara por 6 mil votos
Publicado
emMarta Nobre
O deputado Joe Valle (PDT), será o presidente da Câmara Legislativa para o biênio 2017/2018. Pouco menos de 6 mil votos garantiram a vitória do pedetista, na disputa com Agaciel Maia, do PR, na tumultuada sessão desta quinta, 15.
Uma explicação sobre o resultado: o presidente estaria garantido com 13 dos 24 votos dos distritais. Mas, como houve empate em 12 votos, valeu, para o desempate, o critério do mais votado nas urnas em 2014. Naquele ano, Joe foi eleito com 20 mil 352 sufrágios, contra 14 mil 876 de Agaciel.
A vitória de Joe Valle representa uma derrota para o Palácio do Buriti, uma vez que Rodrigo Rollemberg apostou todas as fichas em Agaciel Maia. Quem também saiu perdendo foi a bancada do PT – neoaliada do governador – que viu o sonho de Ricardo Vale de virar vice-presidente escorrer como água entre os dedos.
Como não poderia deixar de ser, houve muito bate-boca. Derrotado, Agaciel disse que Joe é um laranja de Celina Leão. Em outra oportunidade, Robério Negreiros (PSDB), chamou Rodrigo Delmasso (Podemos), de moleque. O termo pejorativo bateu e voltou. “Moleque é você, seu idiota”, retrucou Delmasso.
O restante da Mesa Diretora tem a seguinte composição: Wellington Luiz (PMDB) foi eleito vice-presidente na disputa com Ricardo Vale. Sandra Faraj (SD) derrotou o presidente em exercício Juarezão na disputa pela 1° Secretaria. Robério Negreiros (PSDB) e Raimundo Ribeiro (PPS) foram eleitos sem concorrentes, respectivamente, para Segunda e Terceira secretarias.