Contando com a força de seu torcedor, o Joinville derrotou a Ponte Preta por 3 a 1 neste sábado, na Arena Joinville, pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com gols de Rogério, Cafu, Bruno Aguiar e Edigar Junio, a equipe catarinense assumiu a liderança da competição nacional e ficou mais próxima do título. A vantagem passou a ser de dois pontos sobre o time paulista.
O dado negativo ficou por conta de torcedores da Ponte Preta que fizeram uma confusão nos minutos finais da partida. Eles queriam deixar o estádio antes do apito final e a polícia não deixou. Por conta disso, as autoridades precisaram usar balas de borracha para conter os mais exaltados.
Após muita negociação, os fãs da equipe paulista foram liberados para deixar o local antes do jogo terminar. O confronto ficou paralisado por oito minutos por conta da confusão.
A partida começou em ritmo forte e o Joinville tentou tomar a iniciativa. Com apenas um minuto do confronto, Fernando Viana cabeceia após cruzamento de Rogério, a bola bateu no peito de Bryan e Roberto fez a defesa.
A Ponte Preta começou o jogo atuando fechada em seu campo na expectativa de atacar em velocidade. O time visitante chegou a criar algumas oportunidades, mas a defesa catarinense estava atenta e evitou que o adversário assustasse o goleiro Ivan.
O confronto era equilibrado e o Joinville tinha mais posse de bola. Entretanto, a equipe catarinense tinha dificuldade para entrar na área da Ponte Preta e insistia nas jogadas aéreas. O time paulista parecia mais equilibrado no lado emocional tentava responder o adversário com um toque de bola e infiltrações pelas laterais.
O panorama da partida mudou porque o ritmo caiu. A Ponte Preta precisou sacar o goleiro Roberto, aos 39, para dar lugar a Daniel após o titular sentir uma forte dor nas costas. O primeiro tempo terminou mesmo empatado sem gols.
O segundo tempo começou equilibrado, mas o Joinville acabou saindo na frente, aos 11. Marcelo Costa cobrou escanteio, Edigar Junio desviou e Rogério marcou de cabeça. O gol animou ainda mais o torcedor do clube catarinense porque o resultado parcial colocava a equipe na liderança.
Os donos da casa passaram a controlar o jogo e pouco tomaram sustos após ficarem em vantagem. Em um lance isolado, aos 30, Rafael Costa perdeu gol incrível após errar o peixinho quando estava livre na área. Na base da pressão, o time paulista chegou ao empate com Cafu, aos 32. O atacante aproveitou uma sobra da defesa após Bruno Aguiar tentar rebater após uma defesa de Ivan.
O jogo ficou aberto e o Joinville desempatou a partida em outro lance de bola parada, aos 37. Após cobrança de escanteio, Bruno Aguiar cabeceou e colocou a equipe catarinense na frente mais uma vez. No fim, aos 45, Edgar Junio aproveitou um erro da defesa da Ponte para marcar o terceiro e sacramentar a vitória dos donos da casa.