Saturno é vice
Júpiter vira campeão dos planetas com mais luas
Publicado
emCientistas acabam de identificar 12 luas não descobertas anteriormente orbitando Júpiter, colocando o gigante gasoso nove luas à frente do vizinho Saturno, de acordo com a análise recém-publicada do Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional.
Os astrônomos encontraram os 12 corpos celestes usando telescópios no Havaí e no Chile, elevando a contagem total de luas de Júpiter para 92.
Segundo Scott Sheppard, da Carnegie Institution, que participou da pesquisa, as luas variam em tamanho de 1 a 3 quilômetros de diâmetro. De acordo com o cientista, apenas aqueles com 1,5 km ou mais de diâmetro provavelmente receberão nomes.
Sheppard diz que “as luas menores provavelmente se formaram quando colisões fragmentaram objetos maiores”. Mas “enquanto Júpiter pode ter mais luas por enquanto, Saturno pode alcançá-lo”, apontou o estudo.
A contagem de luas do famoso planeta com anéis atualmente é de 83 – muitos deles prováveis de “uma colisão que interrompeu uma lua maior algumas centenas de milhões de anos atrás”, escreveram as autoridades – mas o total pode aumentar à medida que os poderes de observação dos astrônomos continuarem a melhorar.
De fato, uma análise de 2021 no Planetary Science Journal revelou que a órbita de Saturno continha “aproximadamente três vezes mais luas irregulares que Júpiter” com um diâmetro aproximado de 3 km ou mais.
“Se contarmos apenas as luas medindo pelo menos 3 quilômetros de diâmetro, “Saturno teria mais luas do que todo o resto do sistema solar”, afirmou Brett Gladman, da Universidade da Colúmbia Britânica.
Não há como dizer quando o planeta dos anéis poderá ultrapassar seu rival, mas Júpiter pode querer aproveitar o momento enquanto dura. À medida que a tecnologia telescópica continua a melhorar, parece que o atual campeão lunar pode acabar abrindo mão do título.