O líder norte-coreano Kim Jong-Un mostrou ares triunfantes após o lançamento de um satélite espião capaz de transportar ogivas nucleares. “Está surgindo uma uma nova era de uma potência espacial”, disse ele nesta sexta, 24, referindo-se à Coreia do Norte.
“Nosso novo tipo de foguete (o temido Chollima) faz brilhae a história da revolução coreana como um símbolo de pioneirismo heróico e rápido desenvolvimento, prenunciando uma nova era de uma potência espacial”, afirmou.
Kim fez a declaração na Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial da Coreia do Norte, onde esteve para parabenizar cientistas e técnicos envolvidos no desenvolvimento e lançamento do satélite.
O líder norte-coreano observou também que o lançamento do satélite contribuiu para a modernização das forças armadas do país e dos seus objetivos de segurança.
Na terça-feira, a Coreia do Norte realizou com sucesso o lançamento previamente anunciado do seu satélite de reconhecimento militar Malligyong-1 e anunciou planos para lançar vários outros satélites num “curto espaço de tempo”.
Após o anúncio, a Coreia do Sul suspendeu parcialmente o acordo militar intercoreano de 2018 que visava reduzir as tensões na Península Coreana. Em resposta, Pyongyang anunciou a sua decisão de restaurar todas as medidas militares suspensas até então.