Duas mil moradores da área rural de São Sebastião ficaram mais de 24 horas sem água por causa do furto de uma bomba da Casb. Ladrões arrombaram o portão da estação, desligaram o quadro de energia e quebraram a tubulação para levar o equipamento, que ficava dentro do poço.
Segundo a Caesb, os ladrões também pegaram um dosador de cloro, usado para o tratamento de água. O gerente de monitoramento da Caesb Renan de Oliveira Lopes disse que o caso é raro, porque os equipamentos são específicos para a atividade e local.
“[Essa é] uma coisa que nós nunca presenciamos nesse tempo de saneamento rural que nós trabalhamos. O prejuízo maior é o da comunidade”, afirmou.
Os materiais roubados custam entre R$ 15 e R$ 20 mil e a bomba d’água pesa 80 quilos, de acordo com a empresa. Técnicos da companhia disseram que o material só pode ser transportado por caminhão para não correr o risco de empenar.
Moradores contam que estão se virando como podem. É o caso do agricultor Gilvan da Silva, que foi buscar água na casa do vizinho. “Fui pegar para lavar louça, banheiro e limpar a casa, né?”, disse.