O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, já está no Brasil para a reunião do G20, que este ano tem a presidência do governo brasileiro. Ele agendou reuniões bilaterais com seus homólogos do México, África do Sul, Egito, Bolívia e, claro, do Itamaraty. A informação é da porta-voz da chancelaria russa Maria Zakharova.
“Sergey Viktorovich Lavrov iniciará uma maratona de reuniões bilaterais. Estes são os colegas do G20… Estão agendadas várias reuniões bilaterais com homólogos do México e da África do Sul, e está sendo articulada uma reunião com seu colega da Turquia. Há muitos nomes na pauta. Haverá uma reunião com o chanceler do Brasil, é claro. Haverá também uma reunião com os chanceleres do Egito e da Bolívia “, disse Zakharova.
Lavrov também participará dos principais eventos do G20 na quinta, 22, acrescentou. No dia 19, Lavrov iniciou sua viagem pela América Latina com uma visita a Cuba, onde se encontrou com o presidente Miguel Diaz-Canel e o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodriguez. No dia 20 chegou à capital venezuelana, Caracas, onde se encontrou com o presidente Nicolás Maduro.
Após a visita à Venezuela, Lavrov seguiu direto para o Rio de Janeiro, onde participará da Reunião de Chanceleres do G20, nestas quarta e quinta. O Itamaraty afirmou que a primeira reunião no âmbito da presidência brasileira no G20 será dedicada aos problemas da agenda internacional moderna, com foco na resolução das contradições geopolíticas e na reforma das instituições econômicas globais.