O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, chegou nesta segunda-feira, 17, a Brasília, em visita oficial para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e o assessor presidencial para assuntos internacionais Celso Amorim.
O chanceler falará em nome do presidente Vladimir Putin. As conversações de alto nível deverão centrar-se na multipolaridade e no reforço da cooperação bilateral no sector económico.
No final do dia, o ministro das Relações Exteriores da Rússia fará uma palestra no Instituto Brasileiro de Rio Branco e responderá às perguntas dos alunos.
O Brasil é a primeira etapa da turnê de Lavrov por vários países da América Latina , que acontecerá de 17 a 21 de abril e incluirá Venezuela, Nicarágua e Cuba.
A Rússia considera a América Latina uma região amiga e também “um dos centros onde o mundo multipolar está se formando”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Moscou está determinada a manter um diálogo dinâmico e desenvolver uma cooperação construtiva que “não esteja sujeita a quaisquer ditames de fora”, observou o ministério.