O professor
Leandro Mendes, um gigante gentil e cheio de ideias
Publicado
emA matéria de hoje poderia ser breve: “Professor Leandro Mendes recebe Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal pelos relevantes serviços prestados em prol do Centro de Ensino Fundamental 102 Norte.”
A notícia estaria dada? Sim. No entanto, não seria suficiente para que os leitores de Notibras tivessem noção da dimensão do trabalho realizado pelo professor de literatura Leandro no CEF 102 Norte, localizado na Asa Norte, aqui em Brasília.
Inquieto, antenado e cheio de ideias para enriquecer as aulas de português e literatura, Mendes é o criador da Feira de Sabores, evento que conseguiu unir toda a escola, inclusive os pais dos estudantes. A garotada, dividida em grupos, tem a tarefa de trazer um prato típico de países diversos. Com isso, vários campos são trabalhados: cultura, ingredientes, quantidades, geografia, história…
Quem conhece bem o professor Mendes é o escritor Eduardo Martínez, nosso colega aqui de Notibras. “O Leandro é um cara sensacional! Sou até suspeito para falar, pois ele utiliza meus contos e crônicas em sala de aula e, há três anos, me convida para trocar ideias com seus alunos sobre literatura”.
Nessas ocasiões, enfatiza Martínez, coordenador do Café Literário, “sempre fico encantado com a quantidade de talentos em sala, e o Leandro certamente tem participação nisso tudo. Tanto é que uma das suas alunas, a Eloá Dias Leal Farias, de 11 anos, já teve dois poemas publicados no portal. Sem falar que é nítido o carinho da galerinha pelo Leandro, aliás, Leandrinho, como muitos o chamam. O engraçado é que o cara tem quase dois metros de altura.”
Dizer mais o quê?! Parabéns ao Professor Leandro Mendes pela Monção de Louvor recebida. Merecidíssima, por sinal, mas que está longe de dimensionar o trabalho que esse mestre tem feito em prol da educação no Distrito Federal. E que tenhamos mais Leandros espalhados por toda a capital da República e pelo Brasil.