Oklahoma
Leoa cria juba e intriga veterinários de zoológico
Publicado
emA leoa Bridget, de 18 anos e que vive no zoológico de Oklahoma City, nos Estados Unidos, está intrigando os veterinários que trabalham no local. Em março de 2017 os cuidadores dela perceberam que ela estava desenvolvendo uma juba – como os machos da sua espécie – que cresceu até novembro daquele ano.
“Primeiro você percebe que tem algo de diferente”, disse Jennifer D’Agostino, a veterinária responsável pelo zoológico, ao jornal The Washington Post. “Então continuou crescendo a um ponto que realmente pareceu uma juba. Tem alguma coisa errada”, continuou. Desde então, os veterinários ainda não sabem o que está acontecendo.
Por conta da idade avançada, os veterinários do zoológico ficam receosos em sedá-la para fazer exames mais detalhados, mas eles acreditam que possivelmente um tumor em alguma das suas glândulas adrenais ou ovários pode ter alterado a produção do hormônio testosterona.
O zoológico não percebeu nenhuma outra alteração na saúde ou no comportamento da leoa, ela continua se alimentando adequadamente e os outros leões que convivem com ela não perceberam nada diferente, então o zoológico preferiu deixar como está. “Se não está afetando sua saúde de qualquer maneira, o fato de ela ter uma pequena juba não é lá grande coisa”, completou D’Agostino.