O gabinete presidencial da Coréia do Sul disse neste sábado, 26, que o presidente Moon Jae-in, realizou uma reunião com seu colega norte-coreano, Kim Jong-un, na zona desmilitarizada.
“Os dois líderes trocaram suas opiniões com franqueza para implementar a Declaração de Panmunjom de 27 de abril e ter uma cúpula bem sucedida entre a Coréia do Norte e os EUA. Moon anunciará o resultado da reunião no domingo”, disse a agência de notícias Yonhap.
De acordo com o gabinete presidencial, os dois líderes se reuniram para discutir o possível encontro de Kim com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A reunião foi realizada em meio a uma incerteza da parte do presidente dos EUA sobre a possível cúpula com Kim Jong-un. No início desta semana, Trump disse que estava convocando a tão aguardada reunião, citando “tremenda raiva e hostilidade aberta”.
No entanto, o presidente dos EUA disse mais tarde que as conversações estavam em andamento com a Coréia do Norte e uma cúpula cancelada com Kim Jong-un poderia prosseguir no dia 12, uma aparente referência a 12 de junho, a data marcada para o encontro.
Em abril, Kim Jong-un, da Coréia do Norte, e Moon Jae-in, da Coreia do Sul, realizaram uma cúpula histórica na “aldeia de trégua” de Panmunjom. Os dois funcionários assinaram uma declaração conjunta, concordando em tomar medidas para apoiar os esforços internacionais que visam a desnuclearização da península coreana e prosseguir com os programas de reinserção para as famílias coreanas separadas.
Após a reunião, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que iria realizar uma cúpula com o líder norte-coreano nas “próximas semanas”.