Curta nossa página


Linha 4: trilhos começam a ser instalados na estação Antero de Quental, no Leblon

Publicado

Autor/Imagem:


O secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, visitou nesta terça-feira (5) a estação Antero de Quental, no Leblon, para acompanhar o início da instalação dos trilhos e as etapas de finalização da obra no local. Além disso, Osorio acompanhou os trabalhos do ‘Tatuzão’, que já começou a escavar os 700 metros finais em direção ao Alto Leblon, onde vai encontrar os túneis escavados a partir da Barra da Tijuca, concluindo o eixo Barra – Ipanema.

– Esse é um momento importante da obra. O primeiro trecho do túnel do Leblon está totalmente liberado e iniciamos hoje a colocação dos trilhos entre Jardim de Alah e Antero de Quental. O Tatuzão segue em direção ao final do Leblon, na Avenida Visconde de Albuquerque, para perfurar os últimos 700 metros de vias e fazer a conexão com os túneis que vêm de São Conrado e da Barra da Tijuca. Do ponto de vista de engenharia, a obra segue rigorosamente dentro do cronograma, com a confirmação da conclusão no dia 1º de julho de 2016, prazo que temos para iniciar a operação especial com vistas aos Jogos Olímpicos e, claro, ao atendimento da nossa população – disse Osorio.

A estação já conta com piso de granito no andar de acesso dos usuários. As paredes, bilheterias, salas técnicas e enfermaria já receberam pastilhas decorativas, as plataformas de embarque e desembarque estão sendo construídas e serão finalizadas após a saída do ‘Tatuzão’. Também já foram instaladas as coberturas nos dois acessos de passageiros e a escada rolante no acesso pela Rua General Urquiza.

A escavação entre a estação Antero de Quental e o Alto Leblon está sendo feita em duas etapas. A primeira, de 400 metros, compreenderá o trecho entre a Praça Antero de Quental e a Avenida Visconde de Albuquerque, onde foi construído um poço de acesso ao ‘Tatuzão‘. Nesse local, a parte frontal do equipamento, que faz a perfuração, será substituída para permitir que ele possa realizar a escavação em rocha. O segundo trecho, de 300 metros, inicia-se nesse ponto da Avenida Visconde de Albuquerque até o Alto Leblon, na altura da Rua Igarapava, onde haverá a conexão do túnel da Barra da Tijuca com o que está sendo escavado pelo ‘Tatuzão’.

A Linha 4 do Metrô é uma obra do Governo do estado do Rio de Janeiro e vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) e 16 quilômetros de extensão. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado e é o maior legado em transporte que o Rio de Janeiro, seus habitantes e visitantes ganharão com os Jogos Olímpicos. Com a Linha 4, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.