As 14 linhas de ônibus que passam pela Ponte das Garças terão parte do percurso desviado a partir de sábado (17). A medida é necessária devido a obras para melhoria da estrutura do local. A mudança de itinerário vai durar 120 dias.
As linhas desviarão pela Ponte Honestino Guimarães e pelo Balão do Aeroporto. O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) fez as alterações necessárias para que o horário dos coletivos continue o mesmo, sem prejuízo ao passageiro. No entanto, é possível que as viagens fiquem cerca de 10 minutos mais longas.
Desde o início de março, a Ponte das Garças, próximo ao Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’Anna (Deck Sul), recebe reparos preventivos, que envolvem recuperação de lajes, substituição do pilar central e recolocação da junta de dilatação.
Para garantir a segurança de quem trabalha na intervenção, o tráfego de veículos pesados será proibido por até 120 dias — por isso o desvio dos itinerários.
Para carros leves, as pistas estarão interditadas somente aos sábados e domingos, das 8 às 18 horas.
As obras ficarão a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A suspensão do tráfego vai ser feita em parceria com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
A Companhia Energética de Brasília (CEB) também presta suporte para recomposição de eventuais cabos de energia rompidos durante o serviço.