Vidas Paralelas
Livro de Hannah Carpeso faz leitor mergulhar em um turbilhão de sentimentos
Publicado
emHá pouco recebi e devorei “Vidas Paralelas”, de Hannah Carpeso, autora com quem os leitores do Café Literário do Notibras já estão familiarizados. Quer dizer, parcialmente familiarizados, pois esse romance está longe de dialogar com os contos de Hannah publicados aqui no Notibras, mesmo porque possui várias camadas de situações: felicidade, expectativas, dúvidas, desespero, loucura, revolta, humilhação, autoconhecimento, tudo envolto de um turbilhão de sentimentos.
Impactante! Não dá para simplesmente ler “Vidas Paralelas” e passar batido. Não é algo que se deixa de lado, como se aquilo não fosse conosco. A dor de Débora, personagem central, reverbera por todos nossos poros, independentemente se o leitor vivenciou ou não algo parecido. Misoginia machuca e, muitas vezes, somos vítimas e autores.
Escrito a partir de depoimentos de mulheres que sofreram com algum tipo de desprezo em relação ao gênero feminino, o romance de Hannah não tem o costumeiro início, meio e fim, pois o tempo não é linear. Esse modo de apresentar a trama provoca o leitor, que é tomado de expectativas, mesmo que, desde o início, conheça parte do desfecho.
“Vidas Paralelas”, mesmo retratando a dor que muitas mulheres sofrem por conta do machismo, tão frequente no nosso país, é dirigido a todos os gêneros. É uma voz a mais contra a misoginia, que fere, que mata de várias maneiras.
A protagonista desafia os estereótipos, pois é independente, de sucesso e que se destaca não somente no trabalho, mas na vida. No entanto, isso não impede que ela venha a ser vítima de um homem egoísta, que, a princípio, a trata com todo zelo. Isso, aliás, é um alerta para as mulheres, que se veem diante do cavalheirismo e, assim, imaginam que não estão sendo vítimas de alguém que, na verdade sente ódio pelo sexo feminino.
…………………………………
Lançado pela Editora Mandacaru, “Vidas Paralelas”, da escritora Hannah Carpeso, custa R$ 40,00 mais taxa de remessa pelos Correios e pode ser adquirido diretamente com a autora, através do e-mail anamariapsouza@yahoo.com.br.