Notibras

Lobo-guará morre atropelado por carro na descida do Colorado

Um lobo-guará foi atropelado na manhã desta terça-feira (19) na subida do Colorado sentido Plano Piloto. De acordo com o estudante de biologia Rands Zebalos, o animal era uma jovem fêmea. O animal morreu no local.

O estudante explica que um amigo, biólogo do Ministério da Pesca e Aquicultura, ligou avisando que tinha visto o animal próximo à via e que ele deveria ir até o local para registrar e tentar prestar socorro ao bicho. O amigo de Zebalos também acionou o Ibram, que foi ao local para remover o corpo do animal.

Integrante do projeto DOC Cerrado, que tem o objetivo de documentar o bioma do cerrado para incentivar a preservação, Zebalos disse que a situação na região é preocupante. “Na semana passada outro [lobo] foi apreendido, hoje outro foi atropelado. Isso mostra que [ o lobo-guará] é um animal que está se adaptando a esse meio urbanizado. É triste porque eles procuram outras regiões para se alimentar.”

Na semana passada, um lobo-guará e um gato-do-mato foram capturados em áreas urbanas no DF. Para o biólogo Reuber Brandão, a migração de animais é comum, mas no período de seca essa mudança se torna uma alternativa de sobrevivência para os animais.

Além das queimadas recorrentes nessa época do ano, Brandão aponta a ocupação territorial do DF como uma razão para que os bichos cheguem até a cidade.

Sair da versão mobile