Aposentado ‘caçador’ de dinossauros acha fóssil de ornitópode
Publicado
emA descoberta de um fóssil de dinossauro no município de Sousa, na Paraíba, acaba de ser confirmada por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco,. De acordo com a prefeitura da cidade, este é o primeiro caso registrado no Estado.
A descoberta do fóssil foi feita pelo morador Luiz Carlos da Silva Gomes, bancário aposentado que tem como hobby a busca por rastros de dinossauros na Bacia Sedimentar do Rio do Peixe, no oeste do Estado.
O osso fossilizado, de aproximadamente 50 centímetros de comprimento, estava dentro de uma rocha sedimentar, e veio à tona em razão da erosão.
A confirmação foi feita por uma equipe composta por um geólogo, um biólogo e paleontóloga. O fóssil seria da tíbia de um dinossauro, e os pesquisadores tentarão descobrir agora se o animal era uma espécie terópode ou ornitópode. Trata-se de animal herbívoro, que chega a medir 15 metros de altura.
O fóssil será encaminhado a um laboratório no Recife, onde deve ser preparado, descrito, fotografado e comparado a outras peças, na tentativa de classificar o animal. Somente depois disso o fóssil será devolvido à cidade, e deve ficar no museu para estudos e visitação.