Curta nossa página
nlenfrdeitptrues


A exilada

Lula 3 tem recaída e abre porta a ex-primeira-dama que fugiu do Peru

Publicado

Autor/Imagem:
Wenceslau Araújo - Foto de Arquivo

Depois do Bolsa Família, vale night, o vale isso e o vale aquilo, o Brasil acaba de inaugurar o vale asilo diplomático. Está escrito na Constituição que o benefício pode ser concedido a cidadãos estrangeiros perseguidos em seus países. Não há outra hipótese. O Lula 3 descobriu uma e me obrigou a trabalhar na folga. A favorecida da vez é a companheira peruana Nadine Heredia Alarcón, ex-primeira-dama do vizinho país andino, acusada, junto com o marido Ollanta Humala, de recebimento ilícito de verba da empreiteira brasileira Odebrecht para campanhas eleitorais.

Pelo crime de receber e lavar suborno recebido da Odebrecht, ambos foram condenados a 15 anos de prisão. Portanto, até prova em contrário, o caso da senhora que fugiu do Peru sem o mala é de roubo. Como o noticiário nacional e internacional me leva a desacreditar das desculpas da mulher que abandonou o Peru, é triste imaginar mais uma pessoa condenada entre nós. Já não bastam os tantos que temos por aqui? Vergonhosa, deliberada ou incorretamente, Lula se rendeu ao Peru ou teve mais uma recaída? Tomara que seja somente a recaída.

Ainda que estejamos no período santo e às vésperas do troca-troca de ovos de galo, pato e peru, ficou claro para boa parte dos brasileiros que o gesto nada tem a ver com humanidade. Mesmos em sair de casa, ouvi de alguns que, mais do que uma pisada no joanete daqueles que ainda lutam contra o golpismo, disponibilizar um jatinho da FAB para buscar a madame Humala foi, além de uma cagada homérica, um chute nas bolas dos brasileiros sem saco para governos errantes. O que temos a ver com o Peru alheio?

Dessa vez, além de ajudar na configuração do rótulo brasileiro de paraíso de criminosos, o presidente da República escancara as portas da Embaixada da Hungria para Jair Bolsonaro, caso ele seja realmente condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal. Ao mesmo tempo em que é desgastante para a desgastada imagem do Lula 3, transformar o Brasil em esconderijo de luxo para condenados ilustres é passar recibo e contribuir com o paranóico discurso de perseguição da defesa, da família e dos seguidores de Jair Bolsonaro.

Só para lembrar, quatro dos últimos cinco presidentes peruanos foram condenados. Tudo a ver com a terra sem lei chamada Rio de Janeiro. A diferença entre lá e cá é apenas matemática. No Rio, seis governadores foram afastados do mandato ou presos. A madame Herédia e um filho menor de idade foram acolhidos em terras brasileiras. O senhor Humala ainda precisa prestar contas pelo que fez com o Peru dos peruanos. Por isso, ele está recolhido no presídio de Barbadillo, o mesmo onde estão detidos os ex-presidentes Alejandro Toledo e Pedro Castillo.

Enquanto o Lula 3 não explica os fundamentos utilizados na concessão do asilo e não apresenta indício de perseguição política ou risco à vida da ex-primeira-dama, resta a pergunta de um leigo em assuntos do Peru. E agora, vamos inverter o lado do Peru e endurecer com Jair ou manter a posição do Peru e liberar Jair para os braços de Elon Musk, o senhor X, via embaixada húngara? Ainda sem posição formada a respeito, acho que, em se tratando do Peru amigo, tudo pode acontecer.

………………..

*Wenceslau Araújo é Editor-Chefe de Notibras

+84
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.