O presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que todos os países que não estão envolvidos no conflito na Ucrânia precisam trabalhar para pressionar por negociações de paz.
“É urgente que um grupo de países não envolvidos no conflito [da Ucrânia] assuma a responsabilidade de promover negociações para restabelecer a paz”, escreveu Lula em suas redes sociais na sexta-feira, 24.
No início deste mês, o presidente brasileiro pediu o fim do conflito na Ucrânia e disse que a Rússia precisa ter ” as condições mínimas” para isso. Lula disse que quer discutir uma trégua não apenas com a Rússia, mas também com os EUA, China, Índia, Indonésia e outros países.
A sexta-feira marcou um ano desde o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia. Pequim divulgou um documento de 12 pontos intitulado “Posição da China sobre a solução política da crise na Ucrânia “, promovendo, entre outras coisas, o respeito à soberania de todos os países, a cessação das hostilidades e a retomada das negociações de paz entre Moscou e Kiev.
O Kremlin enfatizou repetidamente sua prontidão para negociar , enquanto o governo de Kiev descartou qualquer negociação enquanto Vladimir Putin permanecer como presidente da Rússia.