O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se recuperando satisfatoriamente da cirurgia a que foi submetido em caráter de urgência na madrugada desta terça, 10, no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo. Os médicos precisaram drenar um coágulo no cérebro de Lula, consequência do tombo que ele levou em outubro no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Segundo o médico Roberto Kalil, o presidente está acordado e conversando normalmente. Ele alimentou-se e deve passar as próximas 48 horas em observação na Unidade de Tratamento Intensivo. O Palácio do Planalto descarta por ora a necessidade de um afastamento temporário do presidente de suas funções. Até que ele retorne a Brasília, os compromissos oficiais do governo serão cumpridos pelo vice Geraldo Alckmin.
No dia 19 de outubro, Lula caiu em um banheiro da residência oficial da Presidência e bateu com a nuca contra a banheira. Na época, ele precisou levar cinco pontos e realizou exames de imagem, que foram repetidos. O presidente chegou a cancelar viagens longas pelas semanas seguintes, incluindo o embarque para a Rússia, onde participaria da reunião de cúpula do Brics.
……………
Sonja Tavares é Editora de Política de Notibras