Curta nossa página


Afastando a lona

Lula tem falhas a corrigir, e a principal delas é o preço da comida

Publicado

Autor/Imagem:
Lauro Allan Almeida Duvoisin e Miguel Enrique Stédile/Via MST - Foto Joédson Alves/ABr

A boa notícia para Lula esta emana é que o cenário econômico está longe de uma crise similar àquela que levou Dilma à lona. O dólar está baixando e mesmo a tão falada inflação dos alimentos, frequentemente responsabilizada pela insatisfação popular, é menor agora do que foi durante o governo do candidato a futuro colega de cela de Braga Netto. Porém, mesmo com um alívio no preço dos alimentos, a inflação deverá continuar pressionando nos próximos meses.

Da mesma forma, as prévias do PIB de 2024 apontam um crescimento em torno de 3,6 e 3,9%, com destaque para um bom desempenho no quarto trimestre. E mesmo que as projeções para este ano apontem uma desaceleração, não há nada catastrófico no horizonte. Onde está o grande problema então? ‘É a política,estupido’?, lembra Luís Nassif. A começar pela falta de foco e consistência nos programas governamentais.

Depois do Pé de Meia, agora a aposta para recuperar a confiança da população mais pobre é o Gás para Todos. Enquanto na política econômica continuam as incertezas sobre o futuro da política de juros do Banco Central, agora nas mãos de Gabriel Galípolo. Na dúvida, Lula tem jogado a solução do problema dos juros para um futuro incerto.

Outro erro, avalia Valdo Cruz, seria a incapacidade de apresentar uma solução para a alta no preço dos alimentos e dos combustíveis, ignorando que de qualquer jeito a população responsabiliza o governo. Além disso, a pauta ambiental, que seria o carro-chefe da política internacional, foi rifada pela insistência de Lula em avançar com a exploração de petróleo, levando o Brasil para a Opep+. Outra coleção de problemas pode ser atribuída ao fogo amigo, como aquele que sapecou Haddad esta semana quando, na sua ausência, os demais ministros jogaram a culpa da impopularidade sobre o Ministério da Fazenda.

…………………………………………….

O Boletim O Ponto é produzido por Lauro Allan Almeida Duvoisin e Miguel Enrique Stédile para o MST

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.