Notibras

Maduro é reeleito com menos de 50% de venezuelanos indo às urnas

Foto/Divulgação

O presidente venezuelano, Nicolas Maduro, venceu as eleições presidenciais deste domingo, 20, segundo os primeiros dados oficiais. Apenas 46% dos eleitores compareceram às urnas, o que levanta suspeita de inconformismo da população.

“Com 92,6% das urnas processadas e um comparecimento de 46,01%, podemos dizer que Nicolas Maduro obteve 5.823.718 votos, Henri Falcon recebeu 1.820.552 e Javier Bertucci 952.000 votos”, disse  a justiça eleitoral da Venezuela.

Quatro candidatos concorreram à presidência: o atual presidente Nicolas Maduro, Reinaldo Quijada, que apoiou o antecessor de Maduro, Hugo Chávez, mas está insatisfeito com o atual governo, o líder da oposição Falcon e o pastor evangélico Javier Bertucci.

O líder da oposição Henri Falcon anunciou anteriormente que não reconhece os resultados da votação devido a alegadas violações eleitorais em massa.

Nicolás Maduro, por sua vez, instou outros candidatos a restabelecerem a comunicação, acrescentando, ainda, que os Estados estrangeiros tiveram que desistir de sua interferência na situação.

“Convido os candidatos, que participaram da eleição, e suas equipes políticas a engajarem-se no processo de reconciliação e no diálogo nacional”, afirmou o presidente reeleito em uma reunião com seus partidários, perto do Palácio de Miraflores, em Caracas.

Sair da versão mobile