Luciano Pádua
Graças a um gol do veterano Magno Alves aos 41 minutos do segundo tempo, o Fluminense venceu com o Friburguense por 2 a 1 nesta quarta-feira, em Nova Friburgo (RJ), pela sétima rodada do Campeonato Carioca. Precisando da vitória, o Flu chegou a dez pontos, na quarta posição do Grupo A, e precisa de apenas um empate na última rodada para se classificar às quarta de final na próxima rodada. O Friburguense permanece com oito pontos, na sexta colocação do Grupo B.
Apesar da vitória, o time das Laranjeiras não jogou bem. Atolado na transição de técnico – a equipe foi comandada interinamente por Marcão -, o elenco não pareceu esquecer o momento que vive.
Ao tentar resolver a partida rapidamente, o Fluminense deixou muitos espaços para o adversário, que se aproveitou das oportunidades. Diego Souza acabou muito isolado na função de centroavante e as melhores jogadas saíram de lances individuais. Do outro lado, o Friburguense soube se posicionar e, compacto, se lançou ao ataque com perigo nos espaços deixados. Não saiu vitorioso por pouco.
Os times voltam a campo para a última rodada da primeira fase do Carioca, no domingo. O Fluminense joga contra o América no estádio Los Larios, em Xerem, às 16h, e o Friburguense recebe a Portuguesa no Eduardo Guinle no mesmo horário.
JOGO – Em má fase, o Fluminense iniciou o jogo atento e foi premiado pela dedicação. Logo aos 2 minutos, Wellington Silva cruzou e Cícero subiu mais que a defesa para cabecear no fundo das redes. A equipe tricolor aproveitou a vantagem para dominar inicialmente a partida. As principais jogadas saíam pela direita com o lateral Wellington Silva.
Com o tempo, o time da região serrana se arrumou e passou a ameaçar. Aos 14, Ronaldo chutou bem de fora e assustou Diego Cavalieri. O jogo ficou mais aberto com ataques sucessivos de cada lado. Aos 18, Cícero quase marcou seu segundo após resvalar de cabeça um cruzamento de Gustavo Scarpa. A bola passou perto da trave.
Apesar disso, o Friburguense passou a ter mais posse de bola e foi construindo suas chances no jogo. Aos 36, Após, depois de cobrança de escanteio, Rômulo cabeceou na trave e a bola sobrou para Bidu, livre dentro da pequena área. O volante encarnou o centroavante, tirou Cavalieri e empatou a partida. No final da primeira etapa, Ronaldo ainda quase virou o placar após tentar cruzar, a bola pegar efeito e desviar para o gol. Diego Cavalieri, de reflexo, espalmou para escanteio.
Na volta do intervalo, o Fluminense mostrou pressa para tentar ficar na frente do placar. Apesar do ímpeto, errou muitos passes e esbarrou na defesa do time serrano. A partida ficou feia. Aos 16, Marlon errou na saída de bola e Rômulo aproveitou. O atacante bateu rasteiro da direita de fora da área e a bola passou raspando da meta. Na sequência, o tricolor respondeu com um belo chute de Gustavo Scarpa, que passou perto mas foi para fora. Aos 27, Wellington Silva salvou o dia. Em lançamento, Emerson driblou Henrique e, livre dentro da área, foi desarmado no último segundo pelo lateral e bateu prensado. Aos 35, o veterano Magno Alves resvalou cruzamento de escanteio
O jogo se encaminhava para um fim insosso até que dois jogadores colocados por Marcão definiram seu destino aos 41 minutos. Osvaldo puxou contra-ataque muito rápido e invadiu a área, com dois companheiros livres. O atacante passou para Magno Alves, livre, que não titubeou e fez o gol da vitória do Fluminense.