Edifício Verde
Mais tijolos e mais trabalho reconhecido
Publicado
emO representante do Conselho Norte-Americano de Edifícios Verdes no Brasil, Gustavo Mollman de Pádua, entregou nesta quinta (27) a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), Categoria Silver, ao empreendimento PO 700. Localizado na Asa Norte, é o terceiro edifício de Brasília a receber este reconhecimento, que atesta os padrões de qualidade e o respeito ao meio ambiente desde sua construção.
Uma solenidade com a presença de políticos, trabalhadores das obras e ocupantes do edifício marcou a entrega da premiação. Segundo Gustavo Mollman, a certificação deve-se à mudança de paradigma no empreendimento.
“Essa cultura dos empreendimentos sustentáveis é um caminho sem volta, que precisa ser absorvida pelas construtoras, como houve com a PaulOOctavio. Neste caso, ela seguiu um trabalho de décadas na empresa, com as certificações ISO, normatizações internas e eficiência de processos, que contribuíram para a obtenção da certificação internacional”, avaliou.
Para o empresário Paulo Octavio, o trabalho das equipes da construtora também foi fundamental para a conquista. “Gastamos quase seis anos para obter o certificado, e devemos isso primeiramente aos engenheiros envolvidos na obra, comandados pelo nosso diretor Marcílio Bione, e ao projeto do Ruy Ohtake, arquiteto tão talentoso que nos deu três obras premiadas com o Master Imobiliário”, afirmou, citando ainda o Brasília Alvorada e o Brasília Shopping. “Quem ganha com toda esta tecnologia são os ocupantes do edifício”, acrescentou.
Dionyzio Klavdianos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), destacou o papel da empresa e de seu presidente na busca pelo crescimento da atividade na capital. “Brasília vem progredindo e cabe a nós dar continuidade à ideia de JK. Paulo Octavio faz isso com maestria. Não é o primeiro prédio bonito, e isso não se resume a Brasília. O JK Shopping é outro monumento, que deu prestígio a Taguatinga e Ceilândia. Uma obra como essa também valoriza a engenharia, pois não se consegue esta certificação sem grandes projetistas e engenheiros, pois não se consegue respeitar o meio ambiente sem investir em inovação e em projetos e processos construtivos de qualidade”, disse.
Localizada no Setor de Rádio e TV Norte, quadra 702, lote D, a obra de número 700 da história da PaulOOctavio foi inaugurada no dia 21 de abril de 2015, aniversário de 55 anos de Brasília, e já fora reconhecida em 2016, ao receber o Master Imobiliário na Categoria Empreendimento Comercial. O troféu é concedido há 25 anos pelo Capítulo Nacional Brasileiro da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci/Brasil) e pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP) e é a mais importante premiação do setor no País.