Notibras

Mais uma vantagem para quem para de fumar… olhos ganham brilho e agradecem

O sábado (29), será mais uma vez marcado como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Apesar da maior conscientização sobre os malefícios que o cigarro pode trazer, muitas pessoas ainda têm o hábito de fumar. No Distrito Federal, por exemplo, há cerca de 300 mil fumantes, segundo dados da Secretaria de Saúde. Muito se fala sobre os danos que as substâncias presentes na droga trazem para o coração e o sistema respiratório. Porém, é importante alertar que o tabaco também afeta muito a saúde dos olhos.

Emerson Dutra, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, afirma que fumantes crônicos estão mais suscetíveis a alguns problemas oculares. “É comum que pessoas que fumam sofram de hiperemia, problema caracterizado pela vermelhidão na parte branca dos olhos. Isto pode afetar a vascularização retiniana, causando doenças mais graves, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), enfermidade que leva a distorção e a perda parcial da visão”, explica o especialista.

Além disso, fumantes também estão suscetíveis a outro tipo de problema ocular: a catarata. “O tabaco pode fazer com que esta enfermidade apareça de maneira precoce. Quem fuma também tem mais chances de sofrer de glaucoma e oftalmopatia de Graves, uma patologia autoimune causada por alterações na tireoide que afeta os olhos. Ela os deixa mais expostos (exoftalmo) e causa problemas como olho seco e lesões na córnea”, esclarece.

Por fim, Emerson lembra que o cigarro interfere na eficácia dos tratamentos de doenças oculares. “É comum que os pacientes fumantes procurem o oftalmologista diversas vezes relatando sempre os mesmos problemas. Isto acontece porque o tratamento das patologias oculares relacionadas ao tabagismo não surte o efeito esperado se o paciente não parar de fumar”, conclui o oftalmologista.

Sair da versão mobile