Na edição do Jornal Hoje de terça, 28, um incomum problema técnico chamou a atenção. Maju, como é conhecida a apresentadora do telejornal da Globo das 13 horas, foi surpreendida após chamar a matéria sobre a solicitação de investigação do caso Bolsonaro x Moro, encaminhada por Augusto Aras e aceita por Celso de Melo do STF.
O surpreendente defeito – muito raro naquela emissora – aconteceu exatamente no momento em que o último trecho do documento era transcrito. Nesse parágrafo, após suas alegações, Augusto Aras solicita ao STF a apuração também do crime de denunciação caluniosa e contra a honra, caso as investigações não confirmem as acusações de Moro. Nesse caso, o ex-ministro será responsabilizado.
O problema é que o defeito stop, raríssimo, aconteceu no exato momento em que a matéria chamava a atenção para esse trecho. O narrador off chegou a dizer que “…esse trecho foi retirado na decisão do ministro Celso de Me…” e… puf! A imagem foi congelada por alguns segundos, retornou para o estúdio e o telejornal continuou com outros assuntos, após pedido de desculpas de uma Maju visivelmente constrangida pelo que ouviu no ponto.
Brakes depois, ela anuncia que retornaria à matéria, agora reapresentada na íntegra. Acontece que o trecho onde aconteceu o defeito, que fazia referência à ressalva de Aras, ao final do documento, sobre responsabilidades caso Moro não prove o que disse, e que a edição comentou como um detalhe ignorado por Celso de Melo em seu despacho, simplesmente havia desaparecido. Tudo muito estranho. Em época de coronavírus não está fácil pra ninguém. Tem Covid-19 carcomendo bits até no Jardim Botânico…