Nair Assad, Edição
Assim como ler e manter por perto bons amigos, praticar exercícios também traz grandes benefícios à mente, como a melhora da memória, concentração, autoestima e até de habilidades estratégicas.
Por isso, várias pessoas recorrem aos esportes e não apenas pelo apreço ao físico ou pelo espírito competitivo.
Os benefícios são vistos a médio prazo em tarefas simples do dia a dia e no ambiente de trabalho. Conforme os poetas diziam antigamente, para atingir o bem-estar completo e viver feliz é preciso cultivar o corpo e a mente sã, já que os dois estão intimamente relacionados.
Confira alguns esportes benéficos ao cérebro, tenha pensamentos positivos e se sinta melhor!
Natação
A natação é um ótimo esporte para quem ainda não possui condicionamento físico, pois não causa impacto nas articulações e diminui o stress já nas primeiras braçadas. É também indicado para quem quer perder peso, enquanto pratica uma atividade prazerosa. A concentração exigida ajuda a esquecer os problemas do dia a dia e combate o estresse porque deixa a mente relaxada. Os exercícios ativam a memória e garantem a oxigenação para o cérebro.
Caminhada e corrida
Embora pareçam simples atividades, a caminhada e a corrida são exercícios de resistência psicológica. Fáceis de praticar, as duas modalidades podem ser aliadas do cérebro dos esportistas, caso eles se proponham a eliminar a energia negativa em cada passada. A modalidade ajuda a combater a depressão em razão da liberação de endorfina, também serve para controlar a pressão arterial, entre outros benefícios, além de fazer com que você fique sempre com mais disposição.
Canoagem
Imagine atravessar um rio a bordo do caiaque, contemplar a natureza e ao mesmo tempo praticar um esporte? É isso que os canoístas procuram sempre que saem às excursões: a liberdade de estar na natureza, relaxando e deixando as ideias mais leves. Um esporte que alia os benefícios físicos e ainda proporciona ao praticante a oportunidade de aproveitar para curtir a natureza e conhecer novos caminhos.