Notibras

Manutenção de vias aumenta segurança para motoristas

Vias reformadas, mais segurança para motoristas. O asfalto da Avenida Independência e do Setor Habitacional Mestre d’Armas, em Planaltina, tem passado por melhorias. Já na Fercal, estradas não pavimentadas do bairro Boa Vista estão em processo de nivelamento. As ações, comandadas pela equipe do GDF Presente, começaram na quarta-feira (29) e seguem até a próxima semana.

A manutenção de vias feita na Avenida Independência e no Mestre d’Armas consumiu, até o momento, 12 toneladas de massa asfáltica. De oito a 12 pessoas têm se dedicado ao serviço, entre equipes do GDF Presente, servidores da administração regional da cidade e reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

“É um serviço de extrema relevância para a sociedade, em especial nas vias mais movimentadas”, avalia o administrador de Planaltina, Wesley Fonseca Fraga. “São carros, motos e bicicletas que sofrem com o asfalto danificado pela chuva. Cada vez mais investimos em uma recuperação ágil do asfalto.”

Na Fercal, as estradas não pavimentadas do Boa Vista também estão em reforma. Segundo o coordenador regional da Área Norte, Guilherme Tabosa, o nivelamento das pistas é feito com resíduos da construção civil (RCC) – uma mistura de entulho processado e brita que é espalhada na pista. O produto, doado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), vem da Unidade de Recebimento de Entulho (URE) da Estrutural.

“Todas as vias do bairro, incluindo a principal delas, vão passar pela melhoria. Ao final do serviço, teremos nivelado cerca de 8 km de pista”, calcula Guilherme. “É uma obra importante não só para os moradores da região, mas principalmente para os alunos que frequentam o Centro Educacional Boa Vista.”

Além da manutenção de vias não asfaltadas, o GDF Presente participa de uma importante ação conjunta de combate à dengue e a animais peçonhentos na Fercal. “Estamos recolhendo entulho e materiais sem utilidade para a comunidade, em parceria com o SLU [Serviço de Limpeza Urbana], a Vigilância Ambiental e a Administração da Fercal”, conta Guilherme. “Em três dias de trabalho, já apanhamos quase 400 toneladas de lixo”.

De acordo com o administrador substituto da Fercal, Allan Souza, agentes da Vigilância Ambiental passam de casa em casa em busca de focos do mosquito Aedes aegypti. Durante a visita, incentivam os moradores a fazerem uma grande limpeza em suas casas, colocando na rua restos de obra, galhadas, sofás velhos e geladeiras estragadas, por exemplo.

“Começamos o bota-fora na última terça-feira e vamos seguir com o recolhimento até a próxima segunda”, informa Allan. “Passaremos por sete bairros urbanos da Fercal. Ao final da ação, esperamos ter apanhado um total de 600 toneladas, somando-se entulho e inservíveis.”

Sair da versão mobile