“O momento agora é de olharmos para as crianças. Mais do que nunca elas merecem toda a nossa atenção”. A afirmação foi feita pela deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) no lançamento do Índice Município Amigo da Primeira Infância (Imapi).
A ferramenta utiliza indicadores relacionados com a oferta de políticas públicas, ações, serviços e práticas familiares voltadas ao desenvolvimento infantil. O estudo mapeou cada um dos 5.570 municípios brasileiros.
Segundo a deputada, novos mecanismos em defesa da criança estão chegando para revolucionar o país. “Pela primeira vez temos dados reais para discutirmos políticas públicas mais efetivas. Essa é uma importante agenda para trazermos, mesmo em um momento de pandemia, mas na iminência da realização de eleições municipais. É preciso sensibilizar os candidatos a prefeitos e vereados para que conheçam os indicadores dos seus municípios para formulação de propostas de políticas públicas”, destacou Paula Belmonte.
A parlamentar também ressaltou que a Comissão Externa de Políticas da Primeira Infância na Câmara, da qual é coordenadora, vai trabalhar no intuído de refinar ainda mais esses indicadores para os próximos estudos. “O Brasil é carente de estudos e indicadores sobre a realidade na primeira infância. Temos que ter indicadores para saber de onde saímos e para onde estamos indo”, afirmou.