Medo no mundo
Máquinas vão virar um ‘novo Hitler’ e ameaçar a humanidade
Publicado
emO fundador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, compartilhou seus medos sobre os perigos que o desenvolvimento da inteligência artificial pode trazer.
O visionário, que já classificou a “competição pela superioridade da inteligência artificial em nível nacional como a causa mais provável da 3ª Guerra Mundial”, sugeriu que a humanidade pode criar “um ditador imortal do qual nunca escaparíamos”, que, ao contrário de Mussolini e Hitler, Para ele, tal entidade “não precisa ser má para destruir a humanidade”.
Sua revelação foi apresentada em um novo documentário “Você confia neste computador?” Do diretor Chris Paine, que, aliás, fez “Quem matou o carro elétrico?” De 2006. O filme é sobre as promessas e perigos da nova era do auto-aprendizado. computadores e o “tsunami de aplicativos, assistentes pessoais, dispositivos inteligentes e anúncios direcionados” que acompanham essa tecnologia.
Musk, que por acaso é co-fundador da Neuralink, estava tão ansioso para promover o filme cético quanto ele está pagando para que ele seja transmitido online gratuitamente neste fim de semana.
“É um assunto muito importante. Isso afetará nossas vidas de maneiras que nem podemos imaginar agora”, disse Musk na estréia do filme, segundo o Mashable.
Uma referência a Frankenstein não poderia ser evitada, como Musk citou o romance de Mary Shelly em sua conta no Twitter depois que ele anunciou o documentário.
O documentário, e os comentários de Musk em particular, desencadearam uma tempestade de milhares de comentários, à medida que céticos da inteligência artificial e futuristas otimistas debatiam a previsão de Musk.
Alguns não estavam convencidos com seus argumentos e o envergonhavam por seus comentários alarmistas sobre a “ascensão das máquinas”.