A famosa Orquestra Popular Marafreboi lança seu primeiro DVD, no dia em 31, com apresentação ao vivo, no Clube do Choro de Brasília, a partir das 17h. Gravado no Museu Vivo da Memória Candanga, tem 13 faixas e leva o nome Candangos de Lança, inspirado em uma de suas músicas.
O show foi concebido para apresentar, além dos temas que foram gravados, um repertório permeado pela diversidade da cultura brasileira e seus diversos ritmos: maracatu, samba, forró, baião, cavalo-marinho, xaxado, coco, ciranda e frevo podem ser apreciados pelo público. Para aproveitar a oportunidade, basta comprar os ingressos pelo site da bilheteria do Clube do Choro ou pela própria bilheteria física, pelo valor de 15 reais por pessoa.
Maestro Fabiano Medeiros, condutor da orquestra, conta sobre a escolha do local especial para o evento: “o Clube do Choro, pelo trabalho que desenvolve há décadas, é considerado a meca da música instrumental no Brasil. Um espaço que se reinventou recentemente em função da pandemia, a fim de continuar suas ações importantes como a de receber nossa orquestra com o cuidado de cumprir as normas de segurança”.
O projeto tem realização do Beco da Coruja, produção do Instituto Janelas da Arte, da Marafreboi, do Clube do Frevo e da Maria Maria Produções. O patrocínio é do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e os apoios são da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Museu Vivo de Memória Candanga.
Tanto o álbum quanto o show de lançamento contam com participações especiais. Ed Carlos, Sah Santos, Maestro Formiga e Cris Visentin participaram do DVD e atuam na apresentação ao vivo.
Cris conta o que representa essa parceria: “desde 2016, quando fui convidada pelo Maestro Fabiano para participar do Noites Pernambucanas no Clube do Choro, atuo em diversos eventos com a orquestra, culminando na gravação do DVD que enriqueceu muito minha trajetória artística. A Marafreboi é uma grande escola cultural. Para mim, estar nesse disco é uma experiência fascinante e honrosa”.
O show terá também a presença da cantora cearense Mirlla Muniz, que expressa sua admiração pelo maestro: “respeito muito esse grande nordestino brasileiro, Fabiano Medeiros, que divulga a tradição brasileira nos lugares mais reconhecidos com a Orquestra Marafreboi. Tive a oportunidade de cantar com esse grupo em várias ocasiões. E é um grande orgulho ter em nossa cidade tamanha riqueza ancestral. Fabiano é um sábio, um mestre da cultura popular”.
A coordenadora do projeto, Ellen Oliveira, corrobora a importância do projeto para a população imigrante radicada aqui: “é importantíssimo trabalharmos com a diversidade da cultura popular brasileira salvaguardando o patrimônio imaterial. Uma grande parte da população de Brasília é nordestina e esse registro resgata a lembrança dos tempos de criança”.
O lançamento tem o privilégio dos registros do consagrado cineasta Vladimir Carvalho, que relata seu apreço pelo trabalho do maestro da orquestra: “com argúcia, sensibilidade e profissionalismo, tornou-se referência obrigatória, porque trouxe de seu Pernambuco ancestral a sonoridade contagiante do maracatu, do frevo, do coco, do caboclinho e do baião. Hoje o seu repertório é rico e variado, e ninguém fica indiferente a esse fenômeno”.
Mais uma personalidade de prestígio, Reco do Bandolim, acrescenta palavras de estima pelo trabalho do grupo e de seu condutor: “está saindo do forno o DVD Marafreboi, uma das mais conceituadas orquestras deste país: mara vem de maracatu, fre vem de frevo e boi, de bumba meu boi. Maestro Fabiano mergulha fundo para trazer, na palma da mão, as melhores matrizes da cultura popular”.
Serviço
Orquestra Popular Marafreboi
Data: 31/10.
Local: Clube do Choro de Brasília
Horário: 17h.
Ingressos: bilheteria local e virtual.
Valor: R$15.
Rede Social: https://www.instagram.com/orquestramarafreboi/
Canal: https://www.youtube.com/c/OrquestraPopularMarafreboi/featured