Notibras

Maria-sem-vergonha dá em todo lugar (até entre pedras)

Certamente, alguma vez na vida, você já deve ter se deparado algumas maria-sem-vergonha… Mas, calma, estamos falando da planta, aquelas florezinhas que nascem em qualquer lugar, mas que trazem diversos benefícios que nós, muitas vezes, não conhecemos! Se você gosta de cultivar ou simplesmente admirar flores por aí, deve conhecer um pouco mais da planta maria-sem-vergonha.

Conhecida também como beijinho, avenca, venca, vinca, beijo, beijo-de-frade, sultana, beijo-turco, maria-sem-vergonha, no Brasil, e em Portugal, conhecida como alegria-do-lar. A flor maria-sem-vergonha é muito comum em jardins e até nos centros urbanos, então você provavelmente já encontrou algumas.

O que é?
A maria-sem-vergonha é uma planta que pertence ao gênero das Impatiens, sendo a Impatiens walleriana uma das mais comuns no Brasil. Como o próprio nome científico diz, a maria-sem-vergonha é mesmo uma planta “impaciente”, pois ela cresce muito rapidamente e se alastra facilmente.

Originária do leste da África, mais precisamente do Quênia e de Moçambique, é uma planta herbácea e perene, que cresce de 15 a 60 centímetros, tem folhas grandes e lanceoladas e suas flores possuem cinco pétalas, podendo ser das mais diversas cores.

Propriedades
A maria-sem-vergonha, apesar de ser uma planta muito popular, é, muitas vezes, desvalorizada devido ao seu fácil cultivo. Então o que deveria ser considerado uma vantagem acaba sendo um motivo para o desprezo dessa planta, que atualmente vem sendo redescoberta por aqueles que são fãs de paisagismo, pois, por apresentar muitas cores diferentes, vem sendo muito usada em decorações.

Mas o que muitos não sabem e não conhecem são as propriedades dessa planta. A maria-sem-vergonha tem inúmeras propriedades terapêuticas que já são utilizadas na medicina persa e indiana. A planta inteira pode ser usada como emético, diurético e catártico. Suas folhas e caules triturados podem ser utilizados como cataplasma em feridas e queimaduras.

A maria-sem-vergonha ainda pode ser usada contra dores de garganta, tosse e asma. Porém, as folhas e raízes secas, se não usadas da maneira correta, podem ser abortivas, então todo cuidado é pouco ao administrá-las.

Tipos
O tipo mais comum de maria-sem-vergonha é a Impatiens walleriana, como já explicado. Mas existe ainda outra espécie desse gênero, a Impatiens balsamia; ambas pertencem à família das Balsaminaceae. Além dessas, maria-sem-vergonha pode ser o nome dado a Catharanthus roseus, pertencente à família das Apocynaceae, e à Thunbergia alata, da família das Acanthaceae.

• Impatiens balsamia: é uma erva asiática pertencente à família das balsamináceas, possui folhas lanceoladas e serreadas, as flores podem ser vermelhas, rosadas, brancas e, algumas vezes, dobradas, e seu fruto é capsular e explosivo. É muito cultivada como planta ornamental e seu suco possui propriedades diuréticas e eméticas. Também pode ser conhecida como: balsamina, ciúmes, maria-sem-vergonha, não-me-toques, melindres, nóli-me-tângere e papagaios.

• Catharanthus roseus: é uma planta endêmica e pequena, originária de Madagascar, no entanto, em sua região de origem, é considerada em extinção devido à queima de seu habitat para expansão da agricultura local. É uma planta cultivada facilmente em regiões com clima tropical e subtropical. Vem sendo amplamente estudada pela medicina, pois pesquisas mostram que ela produz alcaloides bisindólicos, encontrados nas suas folhas e que, quando são extraídos e purificados, podem ser usados em tratamentos de cânceres e diabetes, além de terem também propriedades anti-inflamatórias. Mas atenção: sua seiva não deve ser consumida, pois é extremamente tóxica. A Catharanthus roseus também é conhecida como: vinca-de-madagascar, vinca-de-gato, vinca, boa noite, beijo da mulata e maria-sem-vergonha, é claro!

• Thunbergia alata: é uma planta com flor, trepadeira e herbácea, nativa de áreas tropicais da África oriental. Essa espécie e outras da mesma família foram introduzidas ao mundo como planta decorativa e, muitas vezes, recebe alguns nomes um pouco “vulgares”, devido ao seu fácil cultivo, como “biscatinha”. A planta tem caule volúvel, folhas pecioladas e flores amarelas: é a famosa maria-sem-vergonha amarela. A Thunbergia alata pode ser chamada também de: amarelinha, cipó-africano, jasmin-da-itália, maria-sem-vergonha, olho-de-poeta, carólia, olho preto, erva-de-cabrita, susana-dos-olhos-negros, entre outros nomes.

Para que serve
Inicialmente, a maria-sem-vergonha foi utilizada como planta decorativa e ornamental. De fácil cultivo, atrai muitos amantes do paisagismo, devido à sua variedade de cores. A maria-sem-vergonha laranja, rosa e branca são as mais comuns no Brasil. A maria-sem-vergonha pode ser cultivada em vasos, mas dificilmente será encontrada assim, pois é mais comum em canteiros e jardins.

Embora poucos saibam, a maria-sem-vergonha possui propriedades terapêuticas, muito utilizadas na medicina Unani (de origem persa) e na medicina Ayurveda (de origem indiana), até os dias de hoje. Ela pode ser utilizada como cataplasma em feridas e queimaduras, além de ajudar no combate à tosse e a dores de garganta. Suas raízes e folhas secas é que devem ser consumidas com um excesso de cuidado, pois podem ser abortivas.

A maria-sem-vergonha ainda pode ser utilizada como alimento, o que muitas pessoas não sabem, pois ela já é considerada uma PANC (Plantas alimentícias não convencionais), e logo mais você saberá como deve consumir essa planta!

O significado
Porque o nome maria-sem-vergonha? Bom, a resposta para essa pergunta é muito simples: seu nome se deve ao fato de ela ser cultivada de forma fácil, a isso se deve sua “sem vergonhice”, pois basta encostar em suas cápsulas para que logo se arrebentem e arremessem suas sementes longe, por isso também é conhecida por muitos como “beijo”.

A maria-sem-vergonha é sem escrúpulos quando se trata de reprodução. Basta um pouquinho de umidade ou apenas um galho, para que ela crie suas raízes. Ela tem grande capacidade de extrapolar muros, jardins, nascer e florescer embaixo de árvores, em matas fechadas etc. Todo esse comportamento lhe deu a fama também de planta invasora.

Espiritualidade
Veja agora os benefícios da maria-sem-vergonha na espiritualidade. Essa planta, apesar de ser considerada invasora, traz inúmeros benefícios medicinais e também espirituais para aqueles que acreditam nisso. É sempre bom aprender um pouco mais sobre esses efeitos, pois podem ser de grande serventia e ajudar quem quer manter uma energia positiva em sua vida. Confira o significado da maria-sem-vergonha na espiritualidade.

Banho
A maria-sem-vergonha pode ser utilizada em banhos para atrair sua alma gêmea, e é bem simples de fazer esses banhos em casa. Usando desse banho, você vai atrair sua alma gêmea, muito amor, paz e harmonia para sua vida. Para isso, vai precisar de: 2 litros de água, 9 flores inteiras de maria-sem-vergonha, pétalas de rosas vermelhas, 9 colheres (sopa) de mel e 9 colheres (sopa) de açúcar mascavo. Coloque as plantas na água já aquecida, macere e coe bem. Depois adicione o mel e o açúcar mascavo, tome o banho do pescoço para baixo e durma com o banho no corpo, ou seja, não se enxágue. Faça esse banho uma vez por mês, sempre às sextas-feiras!

Feng Shui
A maria-sem-vergonha também é muito usada no Feng Shui, que é basicamente a pseudociência e filosofia a qual considera que se deve harmonizar a energia do indivíduo com o ambiente ao seu redor. De acordo com o Feng Shui, as flores da maria-sem-vergonha, por serem pequenas, coloridas e sem espinhos, são muito bem-vindas na entrada da casa e na fachada, pois atraem boas energias.

Saúde
Entender o significado da maria-sem-vergonha na saúde é fundamental. A maria-sem-vergonha tem muitas propriedades benéficas à saúde, mas ainda é pouco conhecida por esses benefícios, por isso, confira agora mesmo como você pode utilizá-la como auxiliar medicamentoso! Conheça os benefícios dessa planta na saúde.

Você já deve ter se perguntado: para que serve o chá de maria-sem-vergonha? Bom, ele é muito utilizado para tratar problemas do trato digestivo, pois funciona como um ótimo emético, ou seja, auxilia em problemas relacionados a vômitos, além de funcionar como catártico, por ter efeitos laxantes. Mas se deve ter muitíssimo cuidado ao administrá-lo, pois tem propriedades abortivas.

A maria-sem-vergonha é muito utilizada também como cataplasma, um medicamento feito a partir de raízes e folhas, aplicado diretamente na pele. No caso da maria-sem-vergonha, ele auxilia no tratamento de queimaduras e feridas.

A maria-sem-vergonha tem propriedades capazes de ajudar no tratamento contra tosse e dores de garganta, além de ser utilizada como calmante. Na medicina chinesa, já foi usada para tratar amenorreia e disfagia. Já na medicina popular, uma geleia feita a partir da mucilagem da planta é muito usada para tratar crianças convalescentes, pois ajuda no trato gastrointestinal.

Onde e como usar
Maria-sem-vergonha como PANC: muitos não sabem, mas a maria-sem-vergonha já é classificada como PANC (plantas alimentícias não convencionais). As suas flores são comestíveis, podem ser feitas cruas ou cozidas, sendo utilizadas em saladas e até bebidas. Já as folhas devem ser evitadas, porque possuem ráfides de oxalato de cálcio que podem causar ferimentos na boca. As sementes da maria-sem-vergonha também são consumidas cruas ou torradas; elas ficam parecidas com gergelim e são usadas em pães e saladas também. Além disso, a maria-sem-vergonha é usada ainda para fazer geleias e até mesmo mousses.

Essência floral
A essência de maria-sem-vergonha também pode ser usada de forma terapêutica. Essa essência serve para ajudar a resgatar a tolerância, a paciência, a tranquilidade e a serenidade. É uma essência ótima para quem perde a paciência facilmente com pessoas lentas, ou que têm pensamentos e ações aceleradas. Também é positiva para aqueles que são muito francos, tensos, nervosos, impulsivos e ansiosos.

Contraindicações
Apesar dos muitos benefícios, a maria-sem-vergonha deve ser usada com moderação. Como já dito anteriormente, ela tem propriedades abortivas, por isso não se deve consumir suas folhas, apenas as flores. As raízes também, mas exigem um pouco mais de cuidado. Há quem diga ainda que o suco extraído do caule da planta pode ser tóxico. Sem falar dos seus efeitos laxantes, por isso seu chá deve ser consumido com moderação.

Plantar e cuidar
Maria-sem-vergonha como cultivar e como cuidar? Essa é a pergunta que todos que admiram essa planta costumam fazer, afinal, embora seja de fácil cultivo e se espalhe facilmente, existem inúmeras técnicas de plantio que você pode fazer na sua casa. A maria-sem-vergonha é uma planta que deve ser plantada na primavera. Você pode plantá-la diretamente no solo ou em bandejas de mudas, ou, até mesmo, em um vaso maria-sem-vergonha.

Você pode selecionar folhas mortas da planta com uma mistura de sementes, e deve espalhar as sementes no solo, cobrir com uma camada de solo e regar. Antes da germinação das sementes, uma quantidade pequena de água deve ser administrada pela manhã ou à noite, para manter o solo úmido.

Para que a maria-sem-vergonha seja cultivada e floresça sem problemas, o ideal é que permaneça sob temperatura adequada: em torno de 25 graus é o suficiente, e ela já brotará em cinco dias após o plantio. É importante também que seja regada da forma correta, pois a maria-sem-vergonha não vai vingar caso tenha excesso de água ou esteja seca.

E como fazer muda de maria-sem-vergonha? Muito simples: em bandeja de mudas. Quando as mudas brotarem de 3 a 5 folhas ou atingirem 10 centímetros, elas já podem ser transplantadas. Se forem plantadas em jardim, a distância entre as mudas deve ser de 20 a 30 centímetros. Antes de transplantar, é ideal que se aplique um pouco de fertilizante-base. Após o transplante, você deve regar as plantas uma vez para garantir um crescimento saudável.

Como podar
Seja no jardim ou no vaso, maria-sem-vergonha deve ser podada quando necessário, pois isso é de extrema importância. Geralmente, quando a planta atinge 25 centímetros de altura, você já pode remover brotos na parte superior dos galhos.

Nos galhos velhos e grossos, é necessário fazer uma poda mais severa para promover uma nova germinação de galhos, enquanto os galhos mais delicados devem ser podados levemente. Galhos densos demais devem ser podados regularmente para manter o crescimento da planta e garantir que seja uniforme e que a luz possa chegar ao interior da planta, para promover o acúmulo de nutrientes e o florescimento.

É sempre melhor fazer a poda da sua maria-sem-vergonha utilizando desinfetante para evitar infecções de feridas e pragas. O produto pode ser aplicado com quantidades pequenas de permanganato de potássio. Ao fazer isso, certifique-se de manter a circulação do ar e verificar se o ambiente ao redor se encontra limpo.

Mitos e verdades
Agora que você já conhece a maria-sem-vergonha, confira abaixo alguns dos mitos e verdades mais comuns sobre essa planta tão popular no Brasil:

Gosta de sol — Verdade
Apesar de ser uma planta que se propaga com mais facilidade em regiões de temperatura amena, em torno de 25 graus, no máximo, a maria-sem-vergonha gosta mesmo é de um ambiente de sol pleno, pois a luz solar ampla pode ajudar as plantas a crescerem melhor e promover a floração. Porém, nas estações mais quentes, como verão e primavera, tenha cuidado com a luz solar direta; deixe a planta um pouco na sombra para evitar queimaduras solares em suas folhas e flores.

Cultivo dentro de casa — Verdade
Ao cultivar a maria-sem-vergonha em ambientes fechados, é necessário movê-la para o sol sempre que necessário, principalmente no inverno, pois isso ajudará no crescimento da planta e também permitirá que sua floração dure mais tempo. Então, para manter a maria-sem-vergonha em vasos e ambientes fechados, é preciso ter em mente que essa é uma planta que precisa de muita luz solar, pois, ao permanecer longe da luz do sol, ela pode pegar algumas doenças, mofar e até morrer.

Emagrece — Mito
Não existe nenhuma comprovação científica de que a maria-sem-vergonha tenha esse efeito. Se perder peso é o seu objetivo, o recomendado é marcar uma consulta com um nutricionista e discutir uma dieta e uma mudança de hábitos que possibilite a perda de peso.

Efeito abortivo — Mito
Não existem indícios suficientes que comprovem que essa planta tem, de fato, um efeito abortivo. Mas como nem todas as propriedades da maria-sem-vergonha são conhecidas, é essencial consultar o médico com quem a grávida está fazendo seu pré-Natal antes de ingerir tanto essa planta como qualquer outra.

E essas foram as principais informações sobre a maria-sem-vergonha, considerada por muitos uma planta invasora, que se alastra facilmente, mas que tem inúmeras propriedades ainda pouco conhecidas pela sociedade e que já vem sendo fonte de várias pesquisas, por ter benefícios à saúde e à espiritualidade.

*Texto publicado originalmente no site Horóscopo Virtual

Sair da versão mobile