Notibras

Marianne Peretti, que criou vitrais da Catedral, mostra sua arte no Museu da República

Yara Aquino

Brasília recebe, a partir desta terça, 5, uma exposição de obras e projetos da artista franco-brasileira Marianne Peretti, autora do vitral da Catedral de Brasília. Até o dia 5 de junho, o público poderá conferir mais de 30 peças da artista, entre esculturas, projetos em tamanho real e projeções de vitrais, na mostra “A Arte Monumental de Marianne Peretti”, no Museu Nacional da República.

As obras de Marianne, única mulher a integrar a equipe do arquiteto Oscar Niemeyer na construção da capital, estão em vários pontos da cidade. Há vitrais de autoria da artista na capela do Palácio do Jaburu, no Superior Tribunal de Justiça, na Câmara dos Deputados, no Panteão da Pátria e da Liberdade e no Memorial Juscelino Kubitschek.

Foi no evento de inauguração do vitral do Panteão que a artista aceitou aquele que pode ter sido o principal desafio de sua carreira, criar o vitral da Catedral de Brasília. O projeto foi desenhado a mão, em tamanho real, no piso do Ginásio Nilson Nelson. Na exposição, o público poderá conferir o desenho original do vitral criado para o altar da Catedral, os esboços que originaram o desenho, a maquete de estudo de aplicação do vitral e um painel ilustrativo de todo o processo construtivo da Catedral.

A obra de Marianne vai além dos vitrais e na exposição também estarão esculturas, como um painel em ferro retratando uma árvore de 12 metros de altura, pequenas esculturas, painéis e objetos, como mesas e cadeiras. Em suas obras, Marianne usa uma variedade de materiais como metal, bronze, vidro, fibra de vidro e resina. No início da exposição, um mural traz a história da vida da artista.

Uma das curadoras da mostra, Tactiana Braga, diz que a obra da artista faz parte da história de Brasília, mas ela ainda é pouco conhecida na cidade. Com a mostra, a intenção é convidar as pessoas a conhecerem sua vida e produção artística. “Marianne é uma artista que Brasília não conhece, mas suas obras estão espalhadas por toda a cidade”, diz a curadora.

A exposição faz parte de um projeto para divulgar a vida e obra da artista, integrado por um livro, seminários e a exposição em Brasília, cidade onde estão suas principais criações. A arte de Marianne está em vários estados do Brasil e também em países da Europa, como Itália e França, onde se encontra seu primeiro vitral, feito para a Câmara Sindical de Eletricidade, no Boulevard Voltaire, em Paris. Aos 87 anos, Marianne Peretti continua a produzir em seu ateliê de Olinda (PE).

A mostra “A Arte Monumental de Marianne Peretti” estará aberta ao público entre 5 de abril de 5 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h30, com entrada gratuita. A exposição ainda oferece um programa de visitação escolar com agendamento prévio.

Agência Brasil

Sair da versão mobile