Notibras

Massa larga como Senna, Williams erra estratégia e perde o pódio

O brasileiro que ainda gosta de assistir a corridas de Fórmula 1 tinha tudo para comemorar a volta de um compatriota ao lugar mais alto do pódio, n a corrida deste domingo, em Silverstone. Mas a equipe Williams falhou na para de box e Felipe Massa, que largou como Ayrton Senna, pulando de terceiro para primeiro lugar, nem teve direito ao pódio.

Foi, na verdade, a melhor corrida da temporada 2015, em que a Mercedes conseguiu uma dobradinha com muito esforço: precisou superar a Williams com pista seca e resistir à chuva para levar Lewis Hamilton ao alto do pódio. A Ferrari estava discretíssima até a chuva chegar e dar a Sebastian Vettel a chance de ultrapassar Felipe Massa, que acabou em 4º

Com pista seca e 1-2 na Williams na primeira metade da prova, a prova ganhou contornos ainda mais dramáticos com a chuva que chegou na 36ª volta. Mas nada disso foi suficiente para impedir Lewis Hamilton e a Mercedes vencerem o GP da Inglaterra. Nico Rosberg completou a dobradinha, e Sebastian Vettel salvou a Ferrari de um domingo discretíssimo ao chegar em terceiro.

Felipe Massa e Valtteri Bottas fizeram uma excelente largada e assumiram a liderança nas voltas iniciais, protagonizando uma disputa interessante e que inclusive envolveu ordens de equipe. Mas, na hora do primeiro pit-stop, a Mercedes trabalhou muito melhor com Hamilton e passou o inglês para a liderança.

Foi a quinta vitória de Hamilton em 2015 e a terceira no GP da Inglaterra. Ele volta a ter 17 pontos de vantagem no campeonato. O brasileiro e o finlandês ainda resistiram a Rosberg por mais 15 voltas, até a chegada da chuva. O ‘hidrofóbico’ FW37 perdeu rendimento e a posição para o alemão.

Já para Vettel, a posição de pista complicou ambos e deu ao tetracampeão a chance de colocar pneus intermediários antes. Assim, ele salvou a Ferrari de um domingo discretíssimo no qual, no máximo, o time ficaria com a quinta e a sexta colocações.

Fernando Alonso chegou em décimo com a McLaren Honda e marcou seu primeiro ponto na temporada.

O resumo da ópera, para qualquer fã da F1 se lembrar que jamais pode esquecer: nunca confie na previsão do tempo em Silverstone, Spa e Interlagos. Pela manhã, a previsão do tempo do site ‘Accuweather’ mostrava uma chance de apenas 7% de chuva. Na hora da largada, a ‘Meteofrance’ apontava 30%. Todos que assistiram a prova viram, na verdade, um belo 100%.

Sair da versão mobile