O rover Perseverance da NASA encontrou vestígios de matéria orgânica na Cratera Jezero em Marte, dando aos cientistas informações sobre a possibilidade de vida no planeta vermelho, revelou uma equipe internacional de cientistas.
“Nossas descobertas sugerem que pode haver uma diversidade de moléculas aromáticas predominantes na superfície marciana, e esses materiais persistem apesar da exposição às condições da superfície”, diz o relatório.
Essas moléculas foram encontradas principalmente em minerais ligados a processos aquosos, indicando que esses processos podem ter tido um papel fundamental na síntese orgânica ao longo da história de Marte, acrescentaram os pesquisadores.
O estudo também mostrou que um ciclo geoquímico orgânico mais complexo pode ter existido do que se pensava anteriormente.
Ao mesmo tempo, os autores do estudo observam que é difícil nomear os tipos exatos de orgânicos encontrados. A confirmação da origem orgânica e a identificação específica dessas moléculas exigirão o retorno de amostras à Terra para análise laboratorial.
Espera-se que as amostras sejam trazidas para a Terra pela missão Mars Sample Return, que pode começar em 2027.