Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, mandou um recado curto e grosso a Ibaneis Rocha, dizendo que o governador de Brasília não está autorizado a negociar com Jair Bolsonaro apoio da legenda no Congresso Nacional.
A aproximação de Ibaneis com o presidente tem provocado reações de outros dois governadores do MDB – Helder Barbalho e Renan Filho, do Pará e Alagoas – além de velhos caciques da legenda.
Deputado por São Paulo, Baleia Rossi faz parte dos emedebistas que veneram Ulysses Guimarães, figura de proa no distanciamento a regimes de exceção, como nos governos militares. Ibaneis, porém, acredita que pode tentar voo solo, inclusive despontando como vice numa eventual chapa de reeleição de Bolsonaro.
Entretanto, o grupo de Baleia Rossi avalia que o governador de Brasília será levado em ‘banho-maria’ pelo presidente. Tanto, que Ibaneis não conseguiu emplacar seu secretário de Segurança como diretor-geral da Polícia Federal, embora tenha prometido apoiar todas as iniciativas de Bolsonaro, inclusive o perigoso afrouxamento do isolamento social.