Notibras

Meditação da compaixão alivia isolamento

Neste momento, mais do que nunca, precisamos manter nosso equilíbrio emocional e fortalecer nossa mente para passar por essa grande dificuldade. Não apenas agora, em que somos assolados por essa pandemia, mas também para termos mais recursos em momentos que exigem nossa flexibilidade mental e emocional.

Neste texto, quero ensinar a você um caminho para manter um estado mental sereno e tranquilo, indicando alguns passos para começar a praticar. Aqui iremos aprender a meditação da compaixão.

O que é meditação?
Primeiro vamos entender o que é meditação. Meditar é contemplar, olhar com profundidade para algo, com lucidez e discernimento. É uma prática milenar, e não se tem registro de onde se iniciou.

Essa prática é utilizada por várias tradições religiosas, mas também pela ciência, nesse caso a Psicologia e Neurologia. Muito se sabe os benefícios que essa prática pode trazer e o quanto ela pode ajudar em sua vida – tanto nas questões físicas, emocionais e psicológicas.

Por essa razão, é muito importante que você aprenda como meditar.

O que é meditação da compaixão?
Todos nós somos capazes de manifestar diversas emoções. Podemos manifestar emoções positivas e negativas a todo momento. A meditação da compaixão é a contemplação da energia da amorosidade e desejo de bem-estar pelos outros seres.

Essa meditação da compaixão estabelece em nós uma energia de amorosidade e tranquilidade. Em momentos turbulentos, podemos ampliar essa emoção para olharmos de maneira diferente para o mundo. Em vez de olharmos com raiva ou com indignação para as coisas do mundo, podemos ampliar uma visão de amorosidade e compaixão, entendendo que todos os seres almejam livrar-se do sofrimento e atingir a felicidade.

Além disso, ao manifestarmos essa energia compassiva, podemos partilhá-la com todos nossos familiares e amigos, criando uma energia positiva ao nosso redor.

Como praticar:

Escolha um lugar
Reserve um lugar para praticar, onde ninguém o incomode durante alguns minutos.

Sente-se confortavelmente
Sente-se em uma posição que lhe pareça confortável, mas que mantenha sua coluna ereta. Isso ajudará você a relaxar e não adormecer.

Respire profundamente
Para relaxar, respire profundamente e solte o ar. Depois mantenha atenção em sua respiração, contando até 21 respirações completas, com inspiração e expiração.

Repita o mantra
“Que todos os seres deste planeta encontrem a felicidade e superem seu sofrimento. Que todos os seres encontrem o motivo de sua motivação e alegria. Que esse motivo gere benefícios e méritos a todos os seres.”

Faça essa meditação de 5 a 10 minutos. Essa meditação é ideal para fazer no início e no final do seu dia. Assim manifestamos uma energia de amor, compaixão e bondade em nosso dia e manifestamos essa energia em todas as direções.

Se quiser ampliar seu conhecimento sobre a meditação, deixo aqui para você um texto em que falo sobre como meditar em cinco passos simples.

Neste momento, em que o mundo passa por uma grande transformação, nunca precisamos tanto de pessoas que manifestem essa energia de amorosidade e compaixão. Por isso, faz-se tão necessário que mais pessoas conheçam práticas como esta. Se você acha que este artigo irá ajudar mais pessoas, por favor, compartilhe.

Sair da versão mobile