Notibras

Meio ambiente, poluição e visão têm tudo em comum

Preservar o verde pode colaborar até para a saúde oftalmológica. No próximo dia 5 de junho é lembrado do Dia do Meio Ambiente e sintomas como coceira, olhos vermelhos, irritabilidade e a sensação de “areia nos olhos” acredite… Pode ser culpa da poluição.

O oftalmologista Ramon Carlos, do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, explica que é normal receber pacientes que apresentam essas características. “A doença mais comum de aparecer por causa da poluição é a conjuntivite alérgica. A primeira atitude do indivíduo é comprar um colírio lubrificante e eles são úteis, mas sempre indico que o paciente procure um oftalmologista antes de se automedicar”, adverte.

Mas qual é a saída para quem mora ou trabalha em grandes centros urbanos? Ramon Carlos conta que a única alternativa é se prevenir indo regularmente ao oftalmologista. “Infelizmente é muito difícil evitar a exposição sob estas circunstâncias. Além da poluição, quem vive aqui em Brasília também sofre com o clima seco demais”, lamenta.

Ramon Carlos acrescenta ainda que o melhor remédio para evitar a conjuntivite alérgica é visitar lugares verdes com mais frequência. “Aconselho os pacientes a se afastarem dos centros urbanos com alta concentração de veículos automotores e ir respirar ar puro”, incentiva o especialista.

Sair da versão mobile