Atualmente, todos nós somos multitarefas. Durante o dia, fazemos dezenas de coisas, algumas simultaneamente, e lotamos a nossa mente de pensamentos dos mais diversos.
E, ao final do dia, tudo o que nós queremos é dormir em paz e descansar um pouco de todas as informações que foram bombardeadas minuto a minuto durante o dia que se passou.
Porém, quando deitamos a cabeça no travesseiro, nos deparamos pela primeira vez no dia com aqueles milhões de pensamentos e preocupações que até então estavam em segundo plano.
Com isso, a ansiedade bate e o final da história você já sabe, certo? Mas não se preocupe, há solução até mesmo para isso e ela se chama “meditação”.
A meditação muitas vezes é encarada com um pouco de repulsa, porque é para muitos uma prática bem complicada. Por isso, vamos explicar passo a passo uma forma simples de dissipar os pensamentos e dormir com mais tranquilidade:
1 – Faça tudo, mas tudo mesmo, que precisar fazer antes de dormir;
2 – Em seguida, deite-se ou sente-se com a coluna ereta;
3 – Recorde-se brevemente do seu dia, mas aceite-o como foi;
4 – Declare sua gratidão, até mesmo pelas pequenas coisas.
O passo seguinte será respirar profundamente entre três e sete vezes, não imagine nada. Sinta como o ar entra geladinho em seu corpo e sai um pouco mais quente. Perceba o ar passando pelo seu nariz. Continue repetindo isso por alguns minutos, coloque um mantra se quiser.
Muitos pensamentos virão, mas apenas os observe como se fossem nuvens e, conforme você for respirando, elas vão se afastando.
Uma dica importante é desligar todas as luzes, até mesmo as dos aparelhos eletrônicos, porque elas também podem interferir em seu sono.
Pode ser que nos primeiros dias você não consiga completar todos os passos muito bem, talvez os pensamentos ainda interfiram, mas não desista! Continue tentando diariamente focando em sua saúde e bem-estar.
Uma noite de sono faz toda a diferença e você merece isso!