Criatividade
Menino com Síndrome de Asperger transforma desenhos em moda
Publicado
emO pequeno Matej Hosek, de 13 anos, tem Síndrome de Asperger, um transtorno do aspecto autista. “Quando era criança chorava 23 horas por dia”, contou sua mãe, chamada Hoskova à agência de notícias AFP.
Foi num desses momentos de choro e desespero que as coisas começaram a mudar para o menino e a família “pus em suas mãos um mapa de transporte público, nem mesmo sei de onde saiu, e então ele se acalmou”, lembrou a mulher. O menino, morador da República Tcheca, encontrou paz na ordem e criação de mapas de transportes sofisticados, depois se lançou a fazer desenhos de moda e planos impressos em xícaras, camisetas e até capas de celulares.
Hoskova, que foi jornalista e colaboradora em uma revista de moda, explica que o menino começou a se apaixonar por viagens e amava andar de bonde e metrô. Em pouco tempo começou a copiá-los e elegeu o metrô de Londres como o seu favorito, estudando e conhecendo ele de cor. “Às vezes descobria que o sistema de uma cidade não tinha lógica, e então começou a redesenhá-los”, lembra.
“As crianças com síndrome de Asperger têm um problema com a comunicação verbal. Eles entendem melhor as coisas olhando uma imagem”, explica explicou Lenka Michalikova, ajudante de pacientes com a síndrome. Matej foi diagnosticado com Síndrome de Asperger aos 10 anos e vai se adaptando aos poucos com a doença. Depois da puberdade começou a apresentar sintomas de depressão e precisa de uma assistente na escola, apesar de ter resultados acima do esperado.
Inspirado em um filme sobre a “Maison” Christian Dior, um dia o menino vestiu um manequim que existia em sua casa com uma criação própria, feita com os seus mapas. Na época, em 2016, a mãe de Matej trabalhava em uma revista de moda e incentivou o garoto. Logo depois ele pode ver suas criações em um desfile de moda de verdade, suas peças foram vendidas e toda a renda foi revertida para a fundação AutTalk, que ajuda crianças autistas.
A família Hosek mantém uma empresa que vende o trabalho feito por Matej, chamada Maapi. A empresa vende roupas, mochilas, xícaras, desenhos, etc. Outras redes até se ofereceram para fazer parceria com ele, mas por enquanto o menino ainda não pode produzir em larga escala. Hoje, o maior desejo de Matej é conhecer o metrô de Londres.